Trate dos ossos! Sete aspetos que o podem estar a enfraquecer
Prevenção é palavra de ordem, seja em que idade for.
© iStock
Lifestyle Corpo humano
Sim, os ossos são bastante fortes, mas os seus hábitos do dia a dia podem estar a prejudicá-los – desde a sua alimentação aos hábitos de treino. Contra isso, a prevenção deve ser garantida, a qualquer idade.
Antes de saber o que fazer, vale a pena perceber ao certo o que lhe pode estar a tornar os ossos mais sensíveis. O problema tende a ser mais grave nas mulheres que têm ossos mais pequenos e maior probabilidade de sofrer de osteoporose, um problema ósseo que advém de alterações hormonais.
Mas independentemente do sexo, uma dieta pobre e desequilibrada, com pouca ou nula presença de cálcio e vitamina D. Ainda que estes estejam no topo dos essenciais para os ossos, também é necessário garantir o consumo de magnésio, zinco e vitamina B.
Relacionado com a alimentação, ainda que não diretamente, estão as questões hormonais que podem ser afetadas pela alimentação, ainda que os casos mais comuns se devam à menopausa ou, por vezes, à pílula contracetiva que embora não se associe ao risco de osteoporose, pode mexer com o organismo de algumas mulheres. Também outros medicamentos podem ter um papel relevante no aumento do risco de sensibilidade óssea
Quanto aos hábitos de exercício físico, é só garantir que o pratica. Mesmo que tenha pouco tempo, aproveite pelo menos o fim de semana para uma caminhada ou uma hora de natação, por exemplo, fará toda a diferença na saúde dos seus ossos. Mas não se fique por aí, dentro do exercício físico, estimular a flexibilidade é também necessário, já que osso e músculos trabalham em conjunto.
Por fim, as questões genéticas não podem ser esquecidas, pois a probabilidade de se desenvolver algum problema a nível dos ossos é maior em casos de quem tenha casos semelhantes na família. Torna-se por isso essencial manter uma rotina de check up, algo que a grande maioria da população mundial não faz pois apenas optamos por ser vistos por um especialista quando temos algum problema e não por questões de prevenção.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com