Diabetes de tipo 2: Esta bebida quente “aumenta tolerância à glucose"
Os sintomas da diabetes incluem a vontade frequente de urinar e a perda inexplicável de peso. Adicionar esta bebida quente à sua rotina diária pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a prevenir a condição.
© iStock
Lifestyle Bom dia
É certo que somos uma nação de apreciadores de café, seja logo pela manhã, depois de almoço ou como ponto de convite para socializar com um amigo a qualquer momento do dia.
Como tal, certamente que a maioria dos leitores ficará feliz por saber que o café faz bem à saúde.
Uma nova pesquisa científica apurou que consumir essa bebida quente pode ajudar a prevenir o aparecimento de diabetes de tipo 2 e até “aumentar a tolerância à glucose”.
Para efeitos daquela pesquisa, um grupo de investigadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, monitorizou mais de 100 mil indivíduos por um período de 20 anos, concentrando-se num período de quatro anos em específico.
Os cientistas norte-americanos concluíram que os voluntários que tinham aumentando a sua dose de café diária em cerca de uma chávena, apresentavam um risco de 11% menor de virem a desenvolver diabetes de tipo 2. Porém, não se registaram os mesmos efeitos benéficos entre as pessoas que bebiam chá, mesmo as variantes com cafeína (incluindo chá preto e chá verde).
Sarah Brewer, uma das investigadoras que participou no estudo, explicou à publicação Daily Star: “A diabetes é uma condição na qual os níveis de glucose saudáveis sobem desmesuradamente e se tornam excessivos”.
“Geralmente o corpo consegue controlar os índices de glucose no sangue, mantendo-os equilibrados. Este equilíbrio é regulado através da insulina presente no organismo, uma hormona que é produzida na glândula do pâncreas”.
“A insulina é necessária para que a glucose consiga entrar nos músculos e nas células gordas, para ser armazenada ou usada como energia. Quando as células param de responder a esse processo – o que acontece nos indivíduos com diabetes de tipo 2 – a glucose não consegue sair da circulação e os seus níveis no sangue aumentam perigosamente”, explicou.
Se sofre de diabetes de tipo 2, Brewer recomenda a adoção de mudanças radicais na dieta e no estilo de vida.
A maioria dos doentes que sofrem de diabetes de tipo 1 nascem com a condição, enquanto que o tipo 2 é comummente desenvolvido na idade adulta, sobretudo devido ao consumo de dietas ricas em gordura e açúcar, ao tabaco e sedentarismo.
O tipo 2 desenvolve-se quando o corpo se torna resiste à insulina ou quando o pâncreas para de produzir insulina suficiente.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com