Vale a pena perceber os três tipos de dor de cabeça mais comuns
Muitas vezes, uma aspirina e um ‘isto já passa’ não são suficientes. Ouça o seu corpo.
© iStock
Lifestyle Dor de Cabeça
Beber muita água e descansar bem são os principais pontos para se evitar uma dor de cabeça, contudo, este parece ser um desconforto de que muitos sofrem e nem sempre percebem a sua origem nem identificam o tipo de dor de cabeça.
Como explica Sarah Brewer, são três as dores de cabeças mais comuns: dores de cabeça por tensão, enxaquecas e ‘dor de cabeça Cluster’. Sobre cada uma, explicaremos os sintomas e riscos associados para que facilmente sejam identificadas.
Dor de cabeça por tensão: a dor surge nos lados da cabeça como uma pressão constante que pode ser mais ou menos intensa e levar à sensação de dor no topo da cabeça, zona dos olhos ou por cima da nuca. Explica a especialista que esta é uma dor que pode acontecer em qualquer idade, já que se deve a tensão nos ombros e pescoço. Por ser uma tensão muito específica, não é um tipo de dor de cabeça que aumente com atividade física ou caminhar. Os maiores problemas apontados são a afetação à circulação sanguínea e a solução passa pela prevenção: garanta que tem uma boa postura no trabalho e procure uma massagem caso sinta demasiada tensão nos ombros. Para aliviar esta específica pressão, deve também pressionar levemente a zona entre as sobrancelhas, no arco entre a testa e o início da cana do nariz.
Enxaquecas: a dor é bem mais severa do que a maioria das dores de cabeça por tensão. Normalmente sente-se mais de um só lado da cabeça com foco de dor em torno de um olho. Neste caso sim, a dor piora quando pratica qualquer atividade, sendo comum a sensação de náusea, tonturas ou vómitos.
Quanto à causa, ainda não totalmente definida, aponta-se as mudanças na dilatação das veias sanguíneas que podem congestionar zonas do cérebro o que incapacita o seu normal funcionamento. Este problema pode-se dever ao stress, saltar refeições, falta de sono, fadiga, certos tipos de comida ou mesmo emoções extremas.
Dor de cabeça ‘cluster’: É ainda mais severa que a enxaqueca, sendo apontada por especialistas como a pior. A dor é acompanhada por olho lacrimejado e narina (do mesmo lado) congestionada, além de cara suada. Este problema tende a surgir por vários dias, mais ou menos sempre à mesma hora, por exemplo, sempre que acorda e embora após o episódio a vítima não sinta qualquer dor, fica com medo do próximo episódio, por saber que será bastante crítico. Por isso, um dos sintomas é psicológico (melontofobia), além disso, a consequência mais gravemente apontada é a extrema ativação de zonas do cérebro que é exposto a grande stress.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com