Não é só para a reprodução, as vantagens da menstruação moram no cérebro
Faz parte da vida da mulher, é essencial para a reprodução humana e por isso não há nada a fazer se não aceitar o desconforto e períodos de TPM. Mas o caso não se limita a isto.
© iStock
Lifestyle Saúde Feminina
O Temperamento Pré Menstrual, que deixa qualquer mulher instável a nível hormonal e por isso, sem grandes motivos, sente-se triste ou irritada, é real. Contudo, por vezes o caso é menosprezado e usado para justificar qualquer comportamento mais agitado ou agressivo por parte da mulher, assim como nos períodos em que está mais excitada, se assume que está em período de ovulação.
A associação não é errada, mas também não é exclusiva. Esta é uma ideia que vale a pena esclarecer a par de outra de que raramente se fala: a menstruação, e mesmo a TPM trazem vantagens a nível cerebral.
Diz a BBC que, depois da menstruação, a mulher ganha uma maior capacidade de noção espacial bem como de comunicação. Especialistas apontam também a maior capacidade em verbalizar os seus medos.
Fisicamente, os mesmos estudiosos que abordam esta questão referem que durante a menstruação o cérebro aumenta de tamanho, e foi daí que surgiu o interesse em abordar a questão mais a fundo, para melhor comparar o sexo feminino com o masculino. Ao que parece, o motivo de tais alterações (vantajosas) tem origem nos ovários que libertam mais ou menos estrogénio e progesterona ao longo de todo o ciclo menstrual. Ora, tais hormonas têm efeito não só a nível do sistema reprodutivo mas também no comportamento da mulher – tanto para bem como para mal.
Menstruação à parte, o estudo apontou também conclusões que se afastam desta questão cíclica. Em comparação com o homem, a mulher tem, a nível cerebral, uma maior capacidade de comunicação e maior noção dos próprios sintomas, um aspeto que justifica o porquê de os homens contarem com risco quatro vezes superior de desenvolver autismo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com