Se procura fibra, foque-se nestes alimentos
Estima-se que um adulto ingira diariamente cerca de 15 gramas de fibra, enquanto que se aconselha o consumo mínimo de 38 gramas diários.
© iStock
Lifestyle Fibra
A fibra está entre os alimentos que mais demoram a ser digeridos pelo sistema digestivo, algo que é positivo pois deixa o corpo saciado por mais tempo ao contrário do que acontece com os alimentos processados em que o alimento fica no corpo, mas em forma de gordura, pois 'não serve' para saciar o corpo durante um longo período, mas apenas oferece um pico de glicemia.
Além desta vantagem, os alimentos ricos em fibra garantem o bom funcionamento dos intestinos além de ajudar a prevenir certas doenças como diabetes de tipo 2, doenças cardiovasculares e excesso de peso.
Mas apesar das vantagens, nem toda a fibra é igual. Foi com base nesta noção que a Time procurou esclarecer-se sobre quais as melhores fontes de fibra. Entre as fibras solúveis e insolúveis, as segundas são as melhores - aquelas que mais se mantêm intactas durante a passagem pelo sistema digestivo, o que permite uma melhor atuação contra células que danifiquem o organismo, prevenindo, por exemplo, casos de cancro do cólon.
Contudo, grande parte das fontes de fibra conta com os dois tipos, o que não é visto como algo negativo, pelo contrário, estas devem ser as opções preferidas que se resumem basicamente em alimentos "que venham da terra e não sejam processados", refere a Time, que cita especialistas na temática.
Frutos secos, vegetais, sementes e legumes são tudo boas opções. Destes últimos referidos, o feijões e amendoins devem ser os preferidos e por isso há que garantir que os come pelo menos uma a duas vezes por semana. A dose diária consumida de fibra é, estima-se mais de metade da recomendada, por isso não se limite neste aspeto.
Os grãos integrais também devem liderar o topo da lista (não perde nada se todos os hidratos de carbono que comer foi deste tipo), um bom exemplo será começar o dia com uma taça de papas de aveia, coberta com sementes e frutos (secos e frescos).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com