Granola: Saiba escolher a melhor e evite o pior lado deste alimento
Sabe aqueles produtos alimentares que supostamente são saudáveis mas com os quais se deve ter muita atenção pelo que ‘escondem’? Sim, a granola é um destes casos.
© iStock
Lifestyle Escolha
Como alternativa aos cereais, em que a presença de açúcar parece ser uma constante à grande maioria dos casos, a granola surge como melhor aposta para os pequenos almoços seja com leite ou iogurte.
É rico em cereais e sementes, e promete garantir uma sensação de saciedade por bastante tempo além de um grande aporte de fibra, contudo, e mesmo que este seja um produto comummente visto em mercados biológicos ou na zona saudável dos super mercados, é importante que não se ignore o importante passo de ler o rótulo nutricional e perceber a presença de cada alimento que lá conta. Só assim se pode confirmar se a granola que compra é de facto a mais indicada à sua alimentação.
Antes de olhar no rótulo, atente nos ingredientes a olho nu. A granola pode variar bastante deste cereais e frutos secos a opções cada vez mais doces que vão desde a fruta desidratada até aos pedaços de chocolate – esta última não será certamente a melhor opção a quem procura um pequeno almoço nutricionalmente completo e equilibrado. Mesmo no caso da fruta, quando em demasia pode não ser o mais aconselhado a quem procure refeições com menor aporte e calorias, até porque há produtos que vendem a granola com fruta desidratada em que incluem (bastante) açúcar.
Foquemo-nos portanto, naquelas com frutos secos e pouca quantidade de fruta desidratada. A base destes ingredientes que completam a granola é quase sempre flocos de aveia, mas há casos que optam pelos cereais dos quais muitos não são integrais (o que faz perder a vantagem da saciedade).
Mesmo com a aveia e os frutos secos, importa atentar a consistência do alimento: se os cereais não estão muito soltos mas, pelo contrário, algo pegajosos, esqueça: há muito provavelmente açúcar neste produto, mais do que o considera comer num prato de aveia.
Feita a primeira vistoria, passe ao rótulo nutricional onde os ingredientes surgem normalmente por ordem decrescente de quantidade – o açúcar deve, por isso, não estar no topo da lista. Ainda sobre o açúcar, note que o mesmo pode surgir sob diferentes nomes como sacarose, frutose ou outras designações terminadas em -ose.
A par deste ingrediente, evite ao máximo os artificiais. A melhor granola será sempre a caseira, por isso, se não tiver possibilidade de a preparar em casa, procure uma com ingredientes naturais, como se fosse algo que pudesse preparar na sua cozinha.
Assim que escolher a melhor granola para si, resta-lhe preparar o prato. É comum abusar-se na dose, para o evitar, a dietista Cynthia Sass recomenda uma porção equivalente a ⅓ de uma bola de ténis que deve juntar a leite – vegetal ou de vaca – ou iogurte. Para topping, as opções são bastante variadas, deve garantir alguma fruta, como banana ou frutos vermelhos e, para mais sabor, mais algumas sementes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com