É assim que vai ajudar quem sofre de ataques de pânico ou ansiedade
Não, dizer ‘calma’ não ajuda.
© iStock
Lifestyle Stress
Quando alguém se depara com uma situação de pânico, é bastante provável não saber como ajudar o próximo.
Embora ‘tem calma’ e ‘não te preocupes’ não ajude propriamente a quem está a sofrer de ansiedade ou mesmo pânico, muitas vezes falar ajuda nestes casos. Todavia, Ken Duckworth, especialista em saúde mental, alerta que aquilo que se diz pode, pelo contrário, piorar a situação.
Para que saiba o que dizer, e como ajudar, Duckworth aponta as cinco formas de orientar esta ajuda. Antes, o especialista esclarece que a ansiedade é algo que todo o ser humano sente em alguma situação, principalmente quando não se sofre de qualquer complicação mental. Serve para ajudar o corpo a evitar o perigo com sucesso, mas quando em excesso pode levar ao efeito contrário.
Eis como ajudar:
“Fala-me sobre alguma vez em que as coisas correram mal” - Quem já passou por algum ataque de pânico, provavelmente preocupa-se que tal aconteça novamente. Alguém de fora poderá ajudá-lo ao fazê-lo relembrar daquilo por que passou e o que seria necessário fazer no presente para evitar as falhas do passado. Este é um processo que normalmente ajuda, garantem os especialistas.
Garanta que o encoraja - Foque-se naquilo que a vítima está a fazer corretamente, bem como o que fez corretamente da última vez e que por isso vale a pena repetir. Vai lhe dar força para ultrapassar a situação
Ofereça apoio da maneira mais válida possível - Mantenha a calma e tome a responsabilidade por aquele momento. Procure saber como o terapeuta o ajudaria ou que exercícios lhe deu para se preparar para aqueles casos.
Partilhe experiências suas - Vai conseguir aproximar-se da pessoa que está a sofrer e pode evitar a ajuda do próximo e com quem precisa de sentir empatia.
“De que precisas” - Aquele que está a passar por um ataque de pânico pode saber exatamente o que o ajuda naquelas situações. Estará a ajudar se o providenciar o que pede, quer seja ir buscá-lo ao trabalho ou não julgá-lo – não questione os seus pedidos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com