Sim, o stress pode ser bom. Mas até que ponto?
Há que saber aproveitar o lado bom de qualquer situação, mesmo de aspetos comummente vistos como negativos, como o stress.
© iStock
Lifestyle Stress
Estar stressado é mau. O problema afeta grande parte da população atualmente que sente os efeitos da grande agitação que se faz sentir não só no trabalho mas em muitas outras situações.
O problema está na pressão em querer estar 'em todo o lado' ao mesmo tempo, muito por culpa da tecnologia que nos deixa online quase 24 horas por dia e leva a crer que tudo é imediato e está à distância de um click.
Há por isso que saber aproveitar os aspetos positivos da tecnologia ao mesmo tempo que se abranda e se foca na calma - tão essencial quanto o sono, a boa alimentação e o exercício físico.
Por outro lado, há também que saber aproveitar o lado bom do próprio stress (sim, ele existe).
Kathleen Gunthert, professora de psicologia da Universidade Americana explica que o stress crónico é "a resposta fisiológica ou psicológica, interna ou externa, de um evento stressante". Tal pode-se relacionar com alimentação errada, problemas de pele, cérebro de tamanho pequeno ou doenças crónicas, e pode levar a várias consequências negativas. Mas quando em doses pequenas, existem efeitos positivos nomeadamente a nível de proteção contra a oxidação do corpo, que se relaciona com a idade e certas doenças.
Além disso, diz a Time, o stress melhora a motivação, ajuda a construir resiliência e estimula o crescimento humano. Ainda, pode ser a base para fortalecer relações, como quando colegas de trabalho passam juntos por um momento stressante de trabalho e, juntos, conseguem ultrapassa-lo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com