Extrato encontrado em planta reduz um quinto das rugas faciais
O ingrediente denominado de bakuchiol quando usado em creme, reduz ainda as irregularidades na tonalidade do tom de pele e as manchas resultantes dos danos provocados pelo sol.
© iStock
Lifestyle Espelho meu
As rugas faciais poderão ser reduzidas em cerca de um quinto com a aplicação de um extrato herbal encontrado nas sementes de uma planta indiana, revela um novo estudo.
Quando usado em creme, o bakuchiol mostrou também ser capaz de reduzir o tom irregular da derme e as manchas consequentes da exposição solar em excesso.
O novo ingrediente mostrou-se mais efetivo do que o popular retinol, que é comummente encontrado em inúmeros cosméticos, e os voluntários que usaram o bakuchiol reportaram experienciar menos efeitos secundários, tais como ardor e comichão.
O bakuchiol encontra-se sobretudo na planta conhecida por babchi, que já havia demonstrado ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Já o retinol pode derivar de ingredientes naturais, mas geralmente aquele que é utilizado na cosmética é fabricado artificialmente.
Uma equipa de investigadores da Universidade da California dividiu vários voluntários em dois grupos durante 12 semanas, um dos quais usou bakuchiol e o outro retinol.
Os dermatologistas concluíram que as rugas diminuíram em cerca de um quinto em ambos os casos – mas os especialistas notaram que os participantes que usaram bakuchiol assistiram a uma melhoria radical no tom e na regularidade da pele.
Os dados da pesquisa foram publicados no periódico científico British Journal of Dermatology.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com