Tradição gastronómica mais sustentável, é o que propõem 12 chefes
Por que não? Se o projeto que dá forma a esta proposta é feito por quem mais sabe, vale a pena aderir à (nova) tradição.
© iStock
Lifestyle Publicações
É preciso mudar os hábitos alimentares dos portugueses, e isto não significa comer apenas cozidos sem sabor. Pelo contrário, é possível comer até pratos de autor sem fugir ao saudável nem ao sustentável.
É isto que quer provar o mais recente projeto da Fundação Professor Fernando de Pádua, que desafiou 12 chefes portugueses a dar voz (e as mãos) ao projeto ‘Uma Tradição de Comida Saudável’.
Desta iniciativa resulta uma publicação que irá contar com 12 receitas, cada qual indicada para um mês do ano e assinada por cada um dos chefes, que desenvolveram a sua proposta de confeção a par com um médico cardiologista, que ajudou cada especialista gastronómico a encontrar as alternativas mais saudáveis aos tradicionais pratos da cozinha portuguesa que nem sempre são os mais aconselhados.
Como exemplo, fala-se do sal que pode muito facilmente ser substituído por uma erva aromática ou especiaria – uma simples mudança que devia estar presente na cozinha dos portugueses e que se espera que chegue à casa de mais através desta publicação.
‘Uma Tradição de Comida Saudável’ será apresentado na próxima terça-feira, dia 4 de dezembro, e irá contar com a presença de todos os chefes que participaram no projeto e de entre os quais nomeamos Bertílio Gomes, do Restaurante Chapitô à Mesa, Isabel Zibaia Rafael, autora do blog Cinco Quartos de Laranja e Nuno Queiroz Ribeiro (Chefe Promotor da Dieta Mediterrânica DGS-OMS.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com