Por muito exercício físico que pratique a verdade é que os ‘abdominais se fazem na cozinha’.
Não importa o quanto treina no ginásio, irá arruinar todo esse trabalho árduo ao consumir uma dieta pouco saudável.
No entanto, ingerir alimentos termogénicos é uma ótima forma de tonificar o abdómen.
A nutricionista e PT Elissa el Hadj, em declarações ao Mirror Online, revelou como estes alimentos beneficiam aqueles que pretendem emagrecer.
“As opções termogénicas contribuem para aproximadamente 10% da capacidade diária da queima calórica, acelerando simplesmente o metabolismo”.
Estes alimentos exigem que o organismo dispense mais energia para os digerir, fazendo com que o corpo queime mais gordura enquanto os processa.
Eis seis exemplos de alimentos termogénicos que pode e deve inserir na sua dieta:
1. Malaguetas
Os alimentos picantes aceleram o metabolismo até 20%.
As malaguetas também contêm capsaicina, um composto que encoraja o emagrecimento e que promove a saúde cardíaca.
2. Aveia
É uma ótima opção para o pequeno-almoço. Sendo um alimento de digestão lenta, exige que o organismo dispense mais energia.
Estabiliza ainda os níveis de açúcar, o que por sua vez fará com que se sinta saciado durante mais tempo.
3. Vegetais
Estes alimentos ricos em fibra também têm qualidades termogénicas.
Exemplos destes vegetais incluem couve, espinafres e brócolos.
4. Chá verde
Inúmeras pesquisas já demonstraram que os flavonoides e a cafeína do chá verde ajudam a elevar a taxa metabólica, aumentando ainda os níveis de oxidação do tecido adiposo, o que por sua vez provoca a queima mais intensa de gordura.
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, quem deseja emagrecer deve beber três chávenas de chá verde por dia.
5. Peixe
Alimentos com alto teor de proteína aceleram o metabolismo. Nomeadamente, peixes gordos, tais como a sardinha, cavala ou salmão são ricos naquele nutriente.
6. Iogurte grego
O iogurte grego gordo contém ácido linoleico conjugado, que promove a perda de peso e a queima de gordura em indivíduos com excesso de peso e obesos, segundo uma meta-análise que incidiu sob 18 estudos.
O alimento rico em proteína é também uma ótima fonte de cálcio e pode aumentar o gasto de gordura e proteger os músculos durante o processo de emagrecimento.