Saltar esta refeição aumenta em 30% o risco de diabetes de tipo 2
Os sintomas de diabetes de tipo 2 podem ser atenuados através do controlo do peso corporal e do consumo de uma dieta saudável. Mais ainda, há uma refeição que não deve de todo saltar se pretende reduzir o risco de contrair esta condição.
© iStock
Lifestyle Hábitos perigosos
A diabetes de tipo 2 provoca o aumento perigoso dos níveis de açúcar, com sintomas que incluem a perda súbita e inexplicável de peso e o desenvolvimento de visão turva.
Existem vários métodos para reduzir a diabetes, incluindo o tipo de refeições que consome diariamente.
De acordo com um novo estudo, não tomar pequeno-almoço eleva o risco de desenvolver a condição em cerca de um terço.
A análise apurou que aqueles que saltam a dita refeição matinal apresentam uma probabilidade 33% maior de virem a padecer de diabetes de tipo 2.
E para aqueles que não tomam pequeno-almoço pelo menos quatro vezes por semana, o risco sobe para uns perigosos 55% comparativamente aqueles que consomem a refeição diariamente.
Os especialistas creem que tal acontece porque os indivíduos que não tomam pequeno-almoço apresentam uma maior predisposição para petiscarem ao longo do dia.
A líder do estudo, a médica e professora Sabrina Schlesinger, do Centro Alemão para a Diabetes, em Düsseldorf, garante que se estima que em todo o mundo cerca de 30% dos indivíduos não coma pequeno-almoço.
“Acreditamos que as pessoas que saltam o pequeno-almoço acabam por ingerir mais alimentos durante o dia, o que por sua vez também equivale ao consumo de mais calorias”.
“Provavelmente também comem mais ao almoço – o que aumenta os níveis de glucose e de insulina, sendo que tal é prejudicial para o metabolismo e aumenta o risco de diabetes de tipo 2”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com