A leitora perguntou: É possível engravidar durante a menstruação?
A menstruação nada mais é do que a descamação da parede interna do útero (endométrio), como resultado da preparação que o organismo feminino faz para receber uma possível gravidez que, para todos os efeitos, não aconteceu.
© iStock
Lifestyle Saúde Feminina
Embora a maioria das mulheres ache que sabe tudo ou quase tudo o que há para saber sobre o período menstrual, é ainda assim comum que algumas dúvidas pairem no ar, como por exemplo: será que uma mulher pode engravidar durante o período menstrual?
Basicamente, embora seja um evento extremamente difícil e raro, devido às condições pouco favoráveis, tal pode ocorrer, segundo informações da publicação científica Diário de Biologia.
Para que a gravidez aconteça, é necessária uma situação que envolve um ciclo menstrual de duração curta – de modo a que a data de ovulação fique mais próxima do início da menstruação – ou um ciclo extremamente longo.
No ciclo menstrual regular, que dura 28 dias, o óvulo amadurece entre os 12º e 16º dia, quando é expelido. Este pode sobreviver na trompa por cerca de 24 horas e só pode ser fecundado se um espermatozoide estiver no local durante o mesmo intervalo.
No momento em que a mulher menstrua, um outro óvulo já está a ser produzido pelo corpo para dar início a um novo ciclo. Contudo, para as mulheres com ciclos mais curtos, de 22 dias por exemplo, é possível ovular poucos dias após o início da menstruação. Considere que um espermatozoide saudável pode sobreviver até três dias dentro do corpo da mulher e, portanto, teoricamente é possível que ele encontre um óvulo maduro.
Ou seja, se a mulher ficou menstruada no dia 1º e teve relações no dia 7º, quando ainda estava menstruada, e no 10º dia ovulou, o espermatozoide sobrevivente pode fecundar o óvulo e então, a mulher terá engravidado menstruada, afirma a médica e doutora em biologia Karlla Patrícia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com