O leitor perguntou: Afinal, por que bocejar é tão contagioso?
Certamente que já lhe aconteceu ver alguém a bocejar e, quase que automaticamente, você também começou a abrir a boca, mesmo que não estivesse com sono ou aborrecido. Mas por que isso acontece?
© iStock
Lifestyle Bons sonhos
Até há pouco tempo, esse estranho fenómeno permanecia um mistério.
Nenhum cientista havia descoberto o motivo que torna o bocejo tão contagioso...
Agora, uma equipa de investigadores da Universidade de Viena, na Áustria, realizou um estudo juntamente com a Universidade de Nova Southeastern e a SUNY College, nos Estados Unidos, e concluiu que o bocejar contagioso ocorre somente em determinadas áreas com temperaturas externas amenas, excluindo temperaturas extremas – ou seja, espaços onde esteja muito quente ou muito frio.
Os cientistas apuraram que sentimos vontade de bocejar quando vemos alguém a fazer o mesmo porque se trata de um mecanismo de sobrevivência que tem o efeito colateral de refrescar o cérebro (equilibrando a sua temperatura), deixando-nos num maior estado de alerta e menos propensos a adormecer - sim paradoxalmente bocejar é uma forma evolutiva de combater o sono.
Sendo quase como se fosse um processo de comunicação: o cérebro é o recetor que recebe a mensagem do emissor e reproduz a ação.
Já sabe se ainda não quiser ir dormir... tem bom remédio: boceje!
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com