Cinco coisas que jamais deve fazer depois do sexo...
Pode ter experienciado o melhor sexo da sua vida, com orgasmos múltiplos e muito prazer, mas após todo o entusiasmo saiba aquilo que não deve de todo fazer.
© iStock
Lifestyle Hábitos perigosos
Como explica a ginecologista Leslie E. F. Page no site da revista Women's Health, depois do sexo o corpo apresenta certas reações que fazem com que aumente o risco de aparecimento de problemas e doenças.
"Durante a relação, os tecidos da vagina foram lubrificados, ficaram inchados e sofreram fricção. Isso tudo muda a maneira como o corpo reage em relação ao ambiente. Há um grande risco de contrair alguma infeção", diz a especialista. E as suas ações nesse momento podem influenciar significativamente essa probabilidade.
Xixi
Quando a urina entra em contacto com a vagina, bactérias podem ser empurradas para a bexiga. "Isso pode resultar em infeções da bexiga pós-coito," diz o obstetra Robert Lã em declarações à publicação brasileira Delas. O especialista sugere que espere uma hora após o sexo para urinar.
Higiene íntima
As mulheres podem sentir vontade de tomar um banho e de lavar com sabão a região íntima depois do coito, mas tal é realmente desnecessário.
“A pele pode reagir de maneira diferente a produtos de limpeza no pós-sexo e o uso de sabão pode causar irritação vaginal e secura", diz Lã.
“A vagina é um órgão de auto-limpeza, que precisa ser tratada muito, muito gentilmente”.
Banho quente de imersão
Não deve tomar um banho de imersão, isto porque a vagina e a restante zona íntima ainda estão inchadas e sensíveis, o que mais uma vez pode facilitar a entrada de bactérias.
Brinquedos sexuais
Nunca os guarde sem os lavar até ao próximo encontro. Antes de armazená-los, limpe os brinquedos eróticos bem para evitar a proliferação de micro-organismos.
Lingerie sexy
"Depois do sexo, a pele tende a ficar quente e húmida, graças à transpiração, às secreções vaginais e ao sémen", comenta Lã. Por isso, nesse momento ela precisa de ‘respirar’.
Tendo isso em mente, pode até optar por usar uma lingerie de algodão, mas nem pense em vestir qualquer peça de nylon, rayon ou poliéster que toque a região íntima. "A vagina gosta de ar para respirar", diz Lã.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com