Sofre de insónias? Exposição a esta cor pode estar a impedi-lo de dormir
De acordo com a ciência, olhar para esta cor dificulta a noite de sono e a má notícia é que provavelmente está exposto a este tom mesmo antes de fechar os olhos.
© iStock
Lifestyle Bons sonhos
Uma equipa de cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriu que há uma cor que pode estar a dificultar o descanso da maioria dos indivíduos.
Mesmo que durma oito horas por noite, a qualidade do sono piora se estiver exposto à cor azul emitida pelos ecrãs de telemóveis, iPads ou computadores mesmo antes de ir dormir.
O estudo publicado na revista Sleep revelou que os voluntários que foram expostos a diferentes níveis de azul e aos quais depois foram medidos os níveis de melatonina, a hormona responsável por regular o sono, apresentavam uma redução nos níveis.
Uma das apostas dos investigadores para contrair os efeitos negativos da exposição aos ecrãs, consiste na criação de um visor melanópico, tecnologia esta que permite ao usuário ajustar os níveis de emissão de azul. Os cientistas acreditam que essa tecnologia poderá ser adotada brevemente nos smartphones e computadores.
Por enquanto, e para melhorar o sono, recomenda-se que evite usar ecrãs até 30 minutos antes de dormir e, durante o dia, ativar o modo ‘filtro de azul’ no seu telemóvel. A função está disponível para iOS e Android e ajuda a diminuir um pouco a exposição ao azul.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com