Quer emagrecer? Então não tome o pequeno-almoço... garante estudo
Há muito que é dito que o pequeno-almoço é a ‘refeição mais importante do dia’. A lógica é simples – comer uma refeição maior logo pela manhã desperta o metabolismo, prevenindo dessa forma que os indivíduos comam mais ao longo do dia. Mas será que é mesmo assim…
© iStock
Lifestyle Bom dia
É comummente dito que se deseja manter ou perder peso deve sem dúvida alguma comer um pequeno-almoço variado e rico em nutrientes.
Todavia, e de acordo com um novo estudo, ingerir esta refeição logo pela manhã pode não ser de todo benéfico se pretende emagrecer.
Uma nova meta-análise publicada no periódico científico British Medical Journal, reviu mais de uma dúzia de estudos acerca dos hábitos de pequeno-almoço de modo a conseguir melhor discernir como ingerir alimentos logo pela manhã afeta o peso. E surpreendentemente os dados recolhidos não são particularmente animadores para os amantes do pequeno-almoço.
“Há a presunção que não comer de manhã leva por sua vez a que os indivíduos comam mais ao longo do dia, para compensar a falta de energia”, referem os autores.
O que à partida parece lógico, mas os dados coletados não se coadunam com essa realidade para a maioria das pessoas.
Ao monitorizarem o consumo geral de alimentos de indivíduos que não dispensam tomar o pequeno-almoço e de outros que não o consomem, o estudo sugere que aqueles que ingerem aquela primeira refeição tendem a comer mais no dia a dia.
Ainda assim os autores referem que os dados apurados necessitam de ser mais aprofundadamente analisados, e incentivam à realização de mais estudos de larga escala para determinar a 100% os benefícios quer de comer o pequeno-almoço quer de evitá-lo.
Todavia, esta análise revela que aqueles que saltam a primeira refeição do dia são regra geral mais magros, comparativamente àqueles que não a dispensam.
“Este estudo sugere que comer pequeno-almoço pode afinal não ser uma boa estratégia para emagrecer, podendo inclusive ter o efeito contrário no organismo”, alertam os autores.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com