Fazer 40 repetições deste exercício corta risco de ataque cardíaco em 96%
Homens que conseguem fazer 40 ou mais flexões reduzem o risco de sofrer um ataque cardíaco ou AVC em 96%.
© iStock
Lifestyle Bomba
Um estudo norte-americano apontou que os homens capazes de fazerem cerca de 40 flexões de uma só vez apresentam uma probabilidade 96% menor de desenvolverem doenças cardíacas.
A pesquisa concluiu que já os indivíduos que conseguiam fazer entre 21 a 30 flexões de uma assentada veem o risco de aparecimento de doenças coronárias descer para 75%.
Até aqueles que apenas conseguem fazer 11 revelam ter uma melhor saúde cardíaca, comparativamente aos homens com dificuldades em completar 10 flexões.
Os investigadores constataram que partilhar com o médico a quantidades de flexões de braços que consegue fazer é mais revelador do que fazer um teste de resistência que envolva por exemplo correr na passadeira.
Trata-se da primeira vez que o exercício físico é utilizado como uma ferramenta para prever o risco de ocorrência de problemas cardiovasculares no futuro.
O estudo norte-americano teve inicio no ano 2000 e envolveu 1,104 bombeiros com uma idade média de 39,6 anos.
Os indivíduos foram monitorizados por 10 anos – 37 dos quais revelaram sintomas de problemas cardíacos. Esses problemas coronários surgiram em homens – à parte de um – que não conseguiam fazer de vez só 40 flexões.
O autor do estudo, o professor Justin Yang disse numa conferência em Boston, nos Estados Unidos: “Este pode ser um método fácil e sem qualquer custo de avaliar o risco de aparecimento de doenças coronárias”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com