Comer mais de seis bananas de uma vez pode matar?
Já ouviu falar do ‘poder letal’ do potássio presente nas bananas?Há inclusive quem afirme que ingerir mais de seis seguidas causa uma overdose fatal. Será? A ciência explica.
© iStock
Lifestyle Mitos
O potássio é crucial para a sobrevivência humana e pode ser encontrado "em todas as células do corpo", explicou à BBC a dietista Catherine Collins, do St George's Hospital, em Londres, no Reino Unido. "Usamo-lo para ajudar a gerar uma carga elétrica que auxilia no funcionamento adequado das células. Mantém o batimento cardíaco regular, ajuda a à libertação de insulina do pâncreas para controlar os níveis de açúcar e, sobretudo, mantém a pressão arterial sob controle”.
Todavia, se o nível de potássio no sangue for demasiado elevado ou reduzido, os batimentos cardíacos tornam-se irregulares, sente-se dor de estômago, náuseas e diarreia. O cloreto de potássio é mesmo um das substâncias utilizadas nas injeções letais para execuções nos Estados Unidos da América, uma vez que é capaz de ajudar a parar o coração.
Porém, para um individuo saudável, a possibilidade de ‘overdose de bananas’, não é de todo uma possibilidade, alerta a especialista. Seria necessário comer 400 bananas por dia para atingir os níveis de potássio que obrigariam o coração a parar de bater. "As bananas não são perigosas. Na realidade, fazem e sempre fizeram muito bem", assegura.
Existem, obviamente, as devidas exceções: as pessoas que sofrem de insuficiência renal podem acumular níveis altos de potássio no sangue, uma vez que não conseguem expelir o mineral através da urina. Mas o mesmo pode acontecer, por exemplo, com o tomate, que também é rico em potássio.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com