Sofre de insónias? Desligue a televisão e coma queijo (muito queijo)
Não é novidade nenhuma que dormir mal prejudica a saúde, tanto física como mental, em declarações à publicação britânica Mirror Online a especialista do sono Lisa Artis revela três dicas essenciais para adormecer rápido e facilmente.
© iStock
Lifestyle Bons sonhos
Dormir horas suficientes de sono – entre sete a nove – é fundamental para o bom humor e para a saúde.
Apenas uma noite de insónias pode comprometer o bom funcionamento do sistema imunitário, a memória e a capacidade de concentração.
E estudos provam que a privação crónica de sono aumenta exponencialmente o risco de desenvolvimento de Alzheimer, doenças cardíacas, enfartes, obesidade e depressão.
Lisa Artis, conselheira do Sleep Council (Conselho do Sono), diz: “Dormir não é um processo passivo – regula o humor e é fundamental para a manutenção da saúde, de um peso saudável e dos níveis de energia”.
Se sofre de insónias Artis dá três dicas essenciais para facilitar o descanso:
Comer melhor
Sim, coma queijo antes de se deitar. O alimento é rico em cálcio, nutriente este que por sua vez ajuda a adormecer, à medida que reduz o stress nas fibras que compõe o organismo, incluindo no cérebro.
Outros laticínios, cerejas e frango também são alimentos que promovem a boa qualidade do sono já que estão repletos do aminoácido tripofano, que por sua vez se transforma em melatonina – a hormona do sono – através de um processo químico que ocorre quando este alcança o cérebro.
Desligue a televisão e diga não à Netflix
A luz azul emitida pelos aparelhos eletrónicos, tais como televisores e computadores, afeta os níveis de melatonina, dificultando o sono.
Não aproveite para dormir mais durante o fim de semana
Manter uma rotina do sono, com horários semelhantes, é essencial para dormir bem. O corpo tem um relógio biológico que beneficia da manutenção de hábitos regulares.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com