Descubra os três melhores chás que combatem prisão de ventre
A obstipação é incómoda e muitas vezes provoca dores abdominais excruciantes. Descubra três bebidas naturais que aliviam a condição.
© iStock
Lifestyle Intestino
Os chás laxantes são ótimas alternativas para combater a prisão de ventre. Além de serem naturais, o que diminui o consumo de fármacos, a eficácia dessas bebidas está comprovada cientificamente.
A obstipação é uma situação física ou psicológica do corpo. Registando-se uma dificuldade ou impossibilidade de realizar a defecação.
São diversos os motivos que podem causar a prisão de ventre. Desde ingerir uma alimentação pouco saudável, ou a condição pode inclusive surgir como resposta ao stress e depressão.
Descubra três chás que promovem o bom funcionamento do sistema digestivo e intestinal. Sinta-se bem:
Chá de erva-cidreira
O chá de erva-cidreira traz inúmeros benefícios para o corpo. Incluindo combater os gases e a prisão de ventre.
Como preparar: Numa panela, adicione uma xícara de água. Quando estiver perto de ferver, desligue o lume e adicione uma colher (de sopa) de erva-cidreira. Tape por 10 minutos, depois coe e beba morno.
A erva-cidreira é uma planta com efeito antiespasmódico no intestino. Ou seja, ajuda na movimentação do trânsito intestinal.
Chá de ameixa preta
Ricas em fibras, as ameixas melhoram o funcionamento do intestino.
Como preparar: Deixe três ameixas pretas secas de molho numa xícara de água durante a noite. De manhã, coloque-as numa panela e deixe aquecer. Ao ferver, desligue o lume e espere ficar morno. Beba sem açúcar.
Chá de cáscara-sagrada
A cáscara-sagrada é uma planta originária da América do Norte.
Como preparar: Aqueça uma xícara de água e adicione uma colher (de chá) de cáscara-sagrada. Deixe ferver por 10 minutos. Depois coe e beba morno ou quente.
Este chá tem um elevado potencial laxante. O seu efeito ocorre após poucos minutos. É uma planta que irrita o intestino, acelerando a passagem das fezes pelo dito órgão até chegarem ao tubo retal.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com