Seis alimentos proibidos durante a menstruação
Sabia que, durante a menstruação, não deve consumir alguns tipos de alimentos e bebidas? Descubra quais são os seis alimentos proibidos.
© iStock
Lifestyle Diga não
Muito do desconforto provocado pelo período menstrual pode ser amenizado apenas com algumas alterações nos hábitos alimentares.
Por exemplo, se parar de beber café durante os dias que tem mais hemorragias muito provavelmente irá sentir-se menos irritada e até mesmo a quantidade e a intensidade das cólicas tendem a diminuir.
Eis os seis alimentos PROIBIDOS durante a menstruação:
1. Café
O café e outros alimentos ricos em cafeína são estimulantes. A cafeína tende a deixar a mulher menstruada mais agitada, mais propícia a cólicas, ansiosa e stressada, além de contribuir para que o ciclo menstrual se torne irregular.
2. Batatas fritas
E outros alimentos ricos em gordura são prejudiciais. Durante a menstruação, esse tipo de alimentos têm uma forte influência sobre a atividade hormonal.
Especialistas explicam que a gordura em excesso, nessa etapa do mês, aumenta a contração uterina, uma vez que interfere também na maior produção do estrogénio.
3. Arroz branco
O arroz contribui para o aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que interfere nas alterações de humor. Dê preferência ao arroz integral.
4. Bebidas alcoólicas
O álcool afina o sangue e aumenta o fluxo, aumentando ainda mais por sua vez o desconforto durante o período. Além disso, o consumo excessivo de bebidas pode aumentar a sensação de tristeza e irritabilidade durante o período pré-menstrual.
5. Chocolate
Além da gordura, o chocolate é rico em açúcares, o que é também altamente desaconselhável. Os alimentos doces fazem com que as mulheres fiquem mais irritadas e depressivas durante a menstruação.
6. Charcutaria
Assim como a maioria dos alimentos processados, cheios de conservantes e sal, devem ser evitados. Isso porque alimentos deste tipo contribuem bastante para o aumento do inchaço abdominal, devido ao seu alto teor de sódio, tornando desse modo esses dias ainda mais desconfortáveis.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com