Prescrições de comida saudável podem diminuir o risco de doenças crónicas, como a diabetes e doenças cardiovasculares, e baixar os custos dos cuidados médicos. Esta é, pelo menos, a ideia sugerida por um estudo da Universidade Tufts, em Massachusetts, e publicado pelo PloS Medicine.
O estudo em causa sugere que prescrições para obter 30% de desconto em comidas como frutas e vegetais, podem evitar 1,93 milhões de episódios de doença cardiovascular e 350 mil mortes. E, ainda, ajudar a poupar milhões de euros em custos de saúde.
“A nossa descoberta suporta a ideia de que deveriam ser aprovadas prescrições de comida saudável para melhorar a dieta e saúde dos norte-americanos", afirma o investigador Yujin Lee.
A investigação foi feita tendo como base o perfil da população abrangida por dois dos principais seguros de saúde norte-americanos: a Medicare e Medicaid.
O estudo foi, ainda, alargado a outras alimentos saudáveis, como produtos integrais, frutos secos, peixe e óleos vegetais e, neste caso, poderiam evitar-se 3,28 milhões de episódios de doença cardiovascular e 620 mil mortes, conclui-se.