Grady é a nova esperança contra infertilidade após cancro pediátrico
O nascimento da macaca Grady pode tratar-se de um verdadeiro marco científico.
© Getty
Lifestyle Revolução
Apesar de atualmente cada vez mais as crianças sobreviverem ao cancro pediátrico, a verdade é uma em cada três fica estéril devido aos tratamentos agressivos a que são submetidas, nomeadamente a quimioterapia e a radioterapia.
Porém, uma equipa de cientistas terá descoberto um método que promete reverter a infertilidade nos rapazes. A prova disso é a Grady, a primeira macaca nascida com a ajuda desta tecnologia experimental.
À priori de serem submetidos a terapias contra o cancro, os homens podem congelar o esperma. Todavia, antes da puberdade, os rapazes não produzem espermatozoides, não sendo assim possível preservar esse material biológico.
De modo a resolver esse problema, os cientistas decidiram extrair tecido testicular não desenvolvido, antes dos tratamentos, congelá-lo e injetá-lo novamente durante a adolescência das crianças do sexo masculino.
O método inovador já foi colocado em prática três vezes, desde o ano 2000. Porém só em abril deste ano é que se registou o primeiro caso bem sucedido.
Uma equipa de investigadores liderada por um biólogo da Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, anunciou ter conseguido fazer nascer, através dessa técnica e de fecundação in vitro, uma fémea macaca – Grady.
Assim, conservar o tecido testicular imaturo pode ser a solução para combater a infertilidade das crianças que são sujeitas aos efeitos tóxicos das quimioterapias e radioterapias.
O estudo revolucionário foi publicado no periódico científico Science.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com