Sofre da síndrome 'pré segunda-feira'? Aprenda a melhorar o seu humor
Quem nunca sentiu aquela tristeza no domingo à noite por saber que o fim de semana está a acabar e a temida segunda-feira está a chegar? Essa sensação de desânimo afeta muitos de nós e, em alguns casos, pode ser inclusive bastante severa.
© iStock
Lifestyle Tempos modernos
Contudo, de acordo com Gwen Moran, do portal Fast Company, por sorte, existem algumas coisas que pode fazer de modo a minimizar a angústia.
Segundo Moran, um estudo realizado nos Estados Unidos apontou que mais de 75% dos trabalhadores norte-americanos sofrem da ‘síndrome pré-segunda’, assim como muitos estudantes. Conforme a especialista explica, em muitos casos, o problema está associado à insatisfação com o trabalho, aos conflitos com os colegas ou à falta de perspetiva não só na vida profissional como na pessoal.
Qual é o problema?
Um bom ponto de partida é entender o que, exatamente, está a provocar tamanha angústia e tentar lidar com a situação, como refere a publicação Mega Curioso. Assim, se o problema for a insatisfação com o trabalho, talvez seja uma boa ideia começar a fazer planos para o futuro; se a questão estiver relacionada com conflitos pessoais, então tente resolver essas diferenças.
A verdade é que os conflitos no ambiente de trabalho são muito mais comuns do que provavelmente imagina, e é extremamente importante aprender a deixar os problemas no escritório, especialmente quando a sexta-feira chega — e, com ela, o fim de semana.
Organize-se
Na sexta-feira, quando chega ao fim do trabalho, é como se o teclado do computador, rato, caneta, cadeira etc. nos eletrocutassem! A nossa maior vontade é simplesmente largar tudo e ir embora. Pois, segundo Gwen, antes de sair a correr do escritório, todos deveriam dedicar alguns minutos para organizar e planear as atividades da semana seguinte. Deste modo no domingo à noite ou na segunda-feira de manhã sentir-se-à menos ansioso e stressado.
Por outro lado, se estiver realmente desmotivado com o emprego que tem, Gwen sugere que crie metas pessoais e encontre tempo — de preferência às segundas-feiras — para pôr em prática os seus planos. Pode começar a trabalhar para conseguir ser promovido, aprender um novo idioma, começar um curso ou uma pós-graduação, enfim, qualquer coisa que ajude a conquistá-lo o que deseja.
Fim de semana é fim de semana!
Com as rotinas cada vez mais caóticas que a vida moderna exige, é normal que muita gente use os fins de semana para resolver uma série de problemas. No entanto, de acordo com Gwen, é necessário organizar os sábados e domingos com cuidado e certificar-se de que, em vez de gastar toda a sua energia com problemas e preocupações, reserva tempo para relaxar e fazer coisas que o deixam feliz.
Pode, inclusive, planear uma atividade divertida ou relaxante no domingo à noite e, assim, driblar a tristeza e a ansiedade relacionadas com a segunda-feira que se avizinha. Além disso, é importante ter em mente que geralmente é muito fácil identificar todas as coisas que nos chateiam e que estão erradas. Portanto, focar nos pontos positivos, mudar a atitude e tentar “ver o copo mais cheio que vazio” é um exercício que vale muito a pena praticar.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com