Entenda por que os dentes se tornam amarelos
Fica impressionado com os dentes brancos de cantores, atrizes e celebridades em geral? Todavia, a verdade é que a maioria das pessoas não tem acesso ou capacidade financeira para fazer tratamentos dentários eficazes a longo prazo. Mas, por que será que ficamos com os dentes amarelos?
© iStock
Lifestyle Dentição
A verdade é que diversos fatores podem influenciar a cor dos dentes, sendo que as manchas dentárias extrínsecas, aquelas na superfície do esmalte – a camada dura e mais externa do dente – são as mais comuns, como reporta a publicação Mega Curioso. Esse tipo de marca tem a ver, na maioria dos casos, com aquilo que come. Entre os vilões estão alimentos e bebidas escuros, como café, vinho tinto, chá preto, refrigerantes e molhos escuros.
Já as bebidas e os alimentos ácidos podem manchar a dentição além do esmalte e, uma vez que o esmalte esteja corroído, as manchas são muito mais intensas. Sem falar em agravantes como o cigarro, que faz mal não só aos dentes, vale lembrar, e a falta de higiene bucal, que permite a formação de placas bacterianas.
Um segundo tipo de mancha, a intrínseca é aquela que se forma no interior do dente, quando o esmalte já não consegue proteger a superfície. Além dos ácidos, alguns medicamentos podem provocar esse tipo de mancha.
Os especialistas salientam que é necessário ter cautela na utilização de fármacos para tratar gengivites, já que alguns podem causar a descoloração dos dentes. Há também casos de descoloração registados pela toma de minociclina, usada no tratamento da acne. Há igualmente evidências de que alguns medicamentos utilizados para tratar alergias e hipertensão também podem manchar os dentes.
Além de determinada medicação, a ingestão excessiva de flúor pode comprometer a cor dos dentes, e pacientes que fazem quimioterapia também podem ficar com a dentição amarelada. Isso sem falar em fatores genéticos, que acabam por influenciar a cor do seu sorriso. O avanço da idade também é um agravante, já que o esmalte se dilui à medida que envelhecemos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com