Praticar exercício deixa-o mais feliz do que dinheiro (pesquisa garante)
Uma equipa de cientistas das prestigiadas Universidades de Oxford, no Reino Unido, e de Yale, nos Estados Unidos, apurou que praticar exercício físico faz melhor à saúde mental do que dinheiro.
© iStock
Lifestyle Felicidade
Já diz o ditado popular que: ‘o dinheiro não traz felicidade’.
Mas ao que parece pode pelo menos comprar-lhe uma inscrição no ginásio.
Um novo estudo, concluiu que o exercício é sem qualquer dúvida mais importante para a saúde mental do que o dinheiro.
Na pesquisa, publicada pelo periódico científico The Lancet, os cientistas coletaram dados acerca do comportamento físico e do estado de humor de mais de 1,2 milhões de indivíduos norte-americanos.
Foi pedido aos participantes para que respondessem à seguinte questão: “Quantas vezes se haviam sentido mal mentalmente nos últimos 30 anos, por exemplo, devido a stress, depressão ou problemas emocionais?”.
Os voluntários foram ainda questionados acerca dos seus rendimentos e da atividade física que praticavam.
Os investigadores apuraram que, enquanto que aqueles que se exercitavam regularmente tendiam a sentir o seu humor mais em baixo durante cerca de 35 dias por ano, já os participantes mais sedentários sentiam-se em média mais sisudos por 63 dias anualmente.
E crucialmente, concluíram que pessoas fisicamente ativas se sentem tão bem como aquelas que não praticam desporto, mas que ganham cerca de 19 mil euros por ano.
Por outras palavras, o seu vencimento terá que ser muito mais elevado (do que a média) para sentir o ‘buzz’ e excitação que o aumento das endorfinas provoca quando praticamos desporto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com