A leitora perguntou: Usar maquilhagem todos os dias envelhece a pele?
Dermatologista destaca que, longe de fazer mal, o uso quotidiano de maquilhagem pode até proteger a pele contra possíveis agressões ambientais.
© iStock
Lifestyle Espelho meu
A maquilhagem faz parte da rotina da mulher, mas será que faz mal à pele se for usada todos os dias? “Não há problema, desde que algumas instruções sejam seguidas: escolher os produtos ideais e adequados ao seu tipo de pele, não comedogénicos e também tendo em mente que a pele necessita de ser limpa diariamente e, em hipótese alguma, pode dormir sem retirar a maquilhagem”, afirma a dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
Aliás, longe de fazer mal, a aplicação de maquilhagem pode até ser benéfica para a pele. “O uso de cosméticos como base, rímel, sombra, batom, blush, entre outros, também pode ajudar a prevenir e combater o envelhecimento, dependendo dos ativos que o produto tem na sua formulação”, acrescentando que muitas vezes o papel não se limita a trazer coloração, textura e uniformidade para o rosto. "A maquilhagem hoje em dia tem um apelo muito grande na manutenção do equilíbrio da fisiologia e da proteção da derme contra os danos ambientais", disse.
Benefícios além da estética
De acordo com a dermatologista, bons produtos de maquilhagem podem atuar como um anteparo físico, já que alguns produtos têm na sua composição ativos capazes de tratar a pele e contam com a presença de antioxidantes, vitaminas, ácido hialurónico, antipoluentes e substâncias que promovem o efeito tensor. Além disso, estes podem ser importantes na proteção contra a radiação ultravioleta, poluição, tempo seco, ventos e luz visível.
A base facial com pigmento ou aquele protetor com cor, segundo estudos, pode servir de blindagem contra a luz visível, principalmente quando conta com óxido de ferro, segundo a especialista. “A luz visível pode desencadear ou piorar doenças de pele, como melasma e rosácea”, afirma. “O uso regular das sombras, junto à base do nariz e no canto medial dos olhos (áreas de difícil aplicação do fotoprotetor), forma uma película de pigmentos que protege a região dos danos da exposição à radiação ultravioleta e também diminui a chance de cancerização nessa região bastante sensível, fina e predisposta ao aparecimento das lesões".
Como remover corretamente a maquilhagem
Uma das formas mais eficazes de remover a maquilhagem e a sujidade da pele é por meio do uso dos desmaquilhantes. “O papel do desmaquilhante é de remover a maquilhagem e dar maciez à pele, sem entupir os poros da face. O produto deve ter uma formulação suave, o mais natural possível, pois produtos com álcool podem fazer mal. Outro aspecto importante é a atenção que deve ser dada à composição da fórmula que não deve conter parabenos, ou seja, não deve ter derivados de petróleo”, afirma a dermatologista.
O papel do desmaquilhante é fundamental, uma vez que mesmo que a 'make-up' seja de excelente qualidade, é imprescindível retirá-la antes de dormir, para que a pele possa respirar e para proteger os olhos de possíveis infeções. “À noite, a pele passa por um processo natural de regeneração e, caso a maquilhagem não seja retirada, o processo é interrompido, podendo causar alergias, acne e envelhecimento precoce”, afirma.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com