O leitor perguntou: Qual é a melhor forma de acabar com os soluços?
Existem diversas técnicas que ajudam a parar os soluços. Porém, e de acordo com os especialistas, há uma que é mais eficaz.
© iStock
Lifestyle Corpo humano
O método que parece ter melhores resultados quando se pretende por um fim aos incómodos soluços é beber água, principalmente água gelada, isto porque a mudança abrupta da temperatura estimula a inervação torácica, regulando o funcionamento do diafragma.
O soluço é o resultado de espasmos ou contrações involuntárias do diafragma, um músculo localizado abaixo dos pulmões, responsável por separar a cavidade torácica da cavidade abdominal, e que tem um papel fundamental na respiração.
Outras técnicas aprovadas pela ciência para terminar rapidamente com os soluços são:
- Prender a respiração por alguns segundos, e soltar o ar aos poucos. Esta manobra pode acabar com soluços leves, pois ajuda a relaxar o diafragma e diminui os impulsos nervosos que desencadeiam os espasmos do músculo;
- Levar um susto também pode interromper o soluço, por provocar a libertação de adrenalina, que tem efeito sobre o diafragma e sobre os seus nervos;
- Soprar contra resistência, por exemplo soprar contra a mão, pois aumenta a pressão intra-abdominal, aumentando a resistência sobre o diafragma;
- Soprar para dentro de um saco, ou um balão, pelo mesmo mecanismo, aumentando a pressão intra-abdominal e consequente ajuste no funcionamento do diafragma.
Em geral, os soluços desaparecem espontaneamente em pouco tempo e não precisam de nenhum tipo de avaliação ou tratamento.
Porém, soluços persistentes podem ser tratados com medicamentos, hipnose e acupuntura.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com