Esta bebida “aumenta risco de ataque cardíaco, 90 minutos após consumo"
Consumir apenas uma bebida energética pode provocar o estreitamento das artérias, alertam os especialistas.
© iStock
Lifestyle Hábitos perigosos
Uma equipa de investigadores apurou que ingerir somente uma bebida energética – como Red Bull ou Monster – contribui significativamente para o estreitamento das artérias, e que esse efeito é notório 90 minutos após o seu consumo.
Os novos achados ecoam estudos anteriores, que já haviam alertado para que sobretudo os jovens se privassem de ingerir essas bebidas.
A equipa de cientistas norte-americanos liderada pelo professor John Higgins, da Universidade do Texas Houston, disse em declarações ao jornal britânico The Sun: “À medida que as bebidas energéticas se estão a tornar cada vez mais populares, é extremamente relevante estudar a fundo os efeitos que estes produtos têm naqueles que as ingerem com frequência”.
Higgins e os cientistas envolvidos na pesquisa acreditam que é a combinação de determinados ingredientes das bebidas energéticas que está a danificar as artérias responsáveis por bombear o sangue até ao coração – o que por sua vez pode provocar enfartes e ataques cardíacos fulminantes.
Entre os compostos presentes os investigadores salientaram a cafeína, taurina e açúcar, assim como certos ingredientes à base de plantas.
Níveis perigosos
Tipicamente as bebidas energéticas contêm 80 miligramas de cafeína por 100 mililitros – o que equivale a cerca de três latas de coca-cola ou a um café expresso, alerta a Agência de Normas Alimentares norte-americana.
Adicionalmente, estas bebidas contêm ainda níveis extremamente elevados de açúcar e são vendidas em latas de 500 mililitros.
As experiências conduzidas demonstraram que apenas uma hora e meia após o seu consumo ocorria o estreitamento das artérias dos indivíduos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com