Três truques para escolher os sonhos enquanto dorme
Enquanto dormimos, a mente humana perde-se num mundo alternativo e fantástico. O que de dia seria impossível fazer, de noite, durante o sono, é possível experimentar – não há limites e tudo é possível.
© iStock
Lifestyle Bons sonhos
Contudo a maioria dos indivíduos não tem consciência de que está a sonhar, o que significa que não é capaz de controlar o que acontece nos sonhos. Ainda assim, há um número limitado de pessoas que têm esse ‘superpoder’ - denominados de sonhadores lúcidos.
Estas pessoas conseguem decidir os acontecimentos que experienciam durante os sonhos. Seja o que for: voar, respirar debaixo de água, visitar lugares exóticos e até ‘outros mundos’.
Os sonhos lúcidos também têm uma finalidade prática, se os utilizarmos para tratar transtornos relacionados a pesadelos recorrentes.
Alguns artistas asseguram que os sonhos estimulam a criatividade, o que também foi comprovado por um estudo da Universidade de Lincoln, no Reino Unido.
Há até atletas profissionais que usam sonhos para praticar acrobacias e movimentos, já que imaginar os movimentos ajuda a colocá-los em prática com uma maior perfeição. Os sonhos também podem ajudar na preparação psicológica para eventos importantes.
Mas controlar os sonhos requer, primeiro, dominar a arte de estar consciente do que está a sonhar.
Tradicionalmente, para alcançar isso, são sugeridas práticas como meditar frequentemente, recitar frases antes de dormir (por exemplo: ‘Tenho controlo sob a minha mente e os meus sonhos’), anotar diariamente os sonhos de que se lembra, para poder identificar se são recorrentes ou acordar durante a fase de movimentos oculares rápidos (o chamado sono REM), o que ocorre cerca de 90 minutos depois de adormecer.
O objetivo é estar mais consciente quando voltar a dormir.
Adicionalmente, pesquisas científicas conseguiram desenvolver três técnicas específicas - e relativamente simples - para alcançar sonhos lúcidos.
1. Prova de realidade
Durante o dia, pergunte reiteradamente a si mesmo: ‘Estou a dormir?’. E procure por indícios de algo que possa parecer estranho ou fora de contexto.
Se fizer isso com frequência, perceberá que será capaz de fazer esse questionamento da realidade quando estiver a dormir, e no meio de um sonho.
Dessa forma, aos poucos, poderá distinguir quando estiver a sonhar. Uma versão popular desse truque consiste em reler um texto escrito. Se perceber que as palavras se transformam perante os seus olhos, está a sonhar.
Outra sugestão é fechar os lábios e tentar respirar pela boca. Se conseguir ‘respirar pela boca’ - sentir o ar a entrar - mesmo estando com boca fechada, tal é um indício de que está a sonhar.
2. Mantras
A ideia é repetir uma intenção ao deitar-se, como recitar como um mantra a frase: ‘da próxima vez que sonhar, irei recordar-me do que sonhei’.
Logo, irá conseguir imaginar vividamente como seria estar consciente durante o sono. Se conseguir reter esse pensamento até adormecer, aumentará a probabilidade de ter um sonho lúcido.
3. Sonho interrompido
Esta técnica fará com que desperte durante a fase REM do sono. Mas a sugestão é interromper o sono apenas no final da noite, não na primeira hora e meia após adormecer.
O truque é colocar um alarme para que toque mais cedo que o habitual. Isso porque os sonhos tornam-se mais frequentes ao longo da noite.
É preciso acordar e logo de seguida voltar a dormir, mas não sem antes reiterar a intenção de estar consciente durante o sono.
Com prática e perseverança, a sua mente poderá levá-lo ao lugar que pretende. O único limite é a sua própria imaginação.
Bons sonhos!
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com