Afinal, por que me sinto cansado mesmo após dormir muitas horas?
Alterar alguns hábitos do dia a dia poderá fazer com que acorde com mais energia.
© iStock
Lifestyle Hábitos perigosos
Dorme as sete ou oito horas por noite recomendadas e mesmo assim acorda de manhã a sentir-se extremamente cansado? De acordo com a ciência, existem diversos hábitos corriqueiros do quotidiano que podem estar a atrapalhar o descanso do corpo e mente .
Segundo um vídeo do AsapSCIENCE, um dos fatores cruciais para ter mais energia consiste em praticar atividades físicas. Estudos mostram que praticar exercício apenas algumas vezes por semana é suficiente para ter um sono melhor, o que resulta numa maior disposição durante o dia.
O café, chá ou bebidas energéticas com cafeína que consome durante o dia também afetam o descanso. Ingerir cafeína até seis horas antes ir dormir atrapalha o sono. Isso ocorre porque a substância bloqueia a adenosina, um neurotransmissor que se acumula no cérebro ao longo do dia, deixando-nos sonolentos à noite.
Conheça também a endometriose, a doença que "não" existe.
Adicionalmente existem condições e doenças que afetam o descanso. Problemas de saúde mental, como transtornos de ansiedade, estão associados à fadiga, além de resultarem em altos níveis de stress e preocupação. A depressão também impacta na qualidade do sono, provocando insónias em alguns casos.
Outros problemas também podem causar cansaço excessivo, como falta de ferro no organismo, problemas da tiroide e diabetes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com