Seis alimentos que provocam cancro e que provavelmente tem na sua mesa
O cancro é, atualmente, uma das doenças mais letais e que atinge uma percentagem massiva da população mundial.
© iStock
Lifestyle Hábitos perigosos
De acordo com a agência de investigação britânica Cancer Research UK, só em 2012, a estimativa é de que tenham surgido 14,1 milhões novos casos de cancro em todo o mundo. E muitos especialistas defendem que optar por consumir uma alimentação saudável e evitar a ingestão de certos alimentos pode contribuir para uma menor incidência de tumores.
Infelizmente, muitos fatores podem contribuir para o aparecimento de doenças oncológicas e não só os alimentos que consumimos, mas se pudermos evitá-los, por que não o fazer?
1 - Farinha branca
Sabia que quando os grãos de trigo são refinados, os seus nutrientes naturais são todos destruídos? Mas, há mais. Depois de refinada, a farinha não fica branca imediatamente, e é necessário usar um gás de cloro para acelerar o processo. Esse produto químico é altamente perigoso e se inalado em excesso pode ser letal.
Além disso, o cancro alimenta-se principalmente do açúcar na corrente sanguínea. Ao consumir alimentos ricos em farinha branca, está a acelerar não só a possibilidade de ter diabetes, aumentando o nível de açúcar e insulina, como também irá alimentar as células cancerígenas, aumentando a probabilidade de desenvolver a doença.
2 - Charcutaria
Ou alimentos embutidos, como a linguiça, salsicha, bacon, carnes secas, mortadela, presunto, salame, fiambre, rosbife, entre outros do tipo. Apesar, de serem deliciosos, estes alimentos são também altamente perigosos.
3 - Álcool
Um estudo que envolveu 200 mil mulheres durante 14 anos, analisou voluntárias que consumiam bebidas alcoólicas diariamente e outras que não. Os investigadores registaram um aumento de 30% nas taxas de cancro da mama entre as que ingeriram álcool em comparação àquelas que não beberam nada.
A verdade é que o consumo de álcool é a segunda principal causa de cancro, sendo somente ultrapassado pelo cigarro.
Os principais tipos de cancro entre os dependentes de álcool são na boca, esófago, fígado, cólon, reto e, entre as mulheres, tumores na mama.
Os produtos de charcutaria estão repletos de químicos e conservantes, como nitrato de sódio. Porém, esses mesmos ingredientes são conhecidos pela sua ação cancerígena, já que possuem alcatrão, o mesmo ingrediente mortal presente no tabaco.
4 - Refrigerantes
Para além de causar cancro, a ingestão diária de refrigerantes – ricos em aditivos e químicos – também aumenta o risco de incidência de um acidente vascular cerebral (AVC).
Estes produtos estão repletos de açúcar e das denominadas ‘calorias vazias’, aquelas que fazem engordar, mas que não têm não qualquer tipo de vitaminas ou valor nutricional.
5 - Carne vermelha
Entre os grandes consumidores de carne vermelha, o cancro do cólon, da mama e próstata são os mais comuns. Portanto, prefira as carnes brancas, verduras e legumes em substituição à carne vermelha.
6- Torradas
O pão? Como assim!?. Sim, o pão torrado é altamente cancerígeno, já que é um alimento exposto a altas temperaturas. Quando está a tostar forma-se um composto chamado acrilamina, responsável pelo aparecimento de tumores nos seres humanos.
E o pão não é o único vilão, mas também as batatas fritas, bolachas, fritos ou outros alimento com uma consistência ‘crocante’!
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com