Dormir pouco torna pessoas menos atraentes e doentes, garante estudo

Um novo estudo revela que a expressão 'sono de beleza' faz realmente sentido.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
01/06/2019 08:30 ‧ 01/06/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Insónias

A experiência científica constatou que pessoas com menos horas de sono pareciam menos atraentes para estranhos, segundo um estudo publicado no Royal Society of Open Science.

Apenas duas noites mal dormidas já eram o suficiente para tornar a pessoa "significativamente mais feia", diz a pesquisa. Indivíduos com olhos inchados e olheiras de cansaço foram vistos como menos saudáveis e, inclusive, menos socializáveis.

A experiência

Investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, convocaram 25 estudantes universitários, homens e mulheres, para participarem numa experiência de sono. Os cientistas pediram que os voluntários tentassem dormir bem nas duas primeiras noites e, uma semana depois, que dormissem apenas quatro horas durante as duas noites seguintes. Os estudantes receberam um equipamento capaz de medir os seus movimentos noturnos para que os cientistas pudessem ter a certeza que os voluntários estavam a fazer o que lhes tinha sido pedido.

Após as noites mal e bem dormidas, foram tiradas fotografias dos voluntários sem maquilhagem. De seguida, pediram a 122 estranhos - homens e mulheres que vivem em Estocolmo, capital da Suécia - para dar notas por atratividade, aparência de sonolência e de saúde e até confiabilidade. Adicionalmente, perguntaram: "O quanto gostaria de socializar com esta pessoa da fotografia?".

Regra geral, os estranhos conseguiram notar se a pessoa estava cansada e, nos casos em que parecia sonolenta, a nota de atratividade era menor. Os que avaliaram as fotos também mostraram-se menos interessados em socializar com os estudantes cansados, que também foram vistos como sendo menos saudáveis.

Os autores da experiência afirmam que essas inferências fazem todo o sentido em termos evolutivos. "Um rosto com aparência pouco saudável, seja pela falta de sono ou por outro fator, pode ativar mecanismos de defesa em outros indivíduos que o corpo normalmente ativa para se evitar doenças".

Por outras palavras, as pessoas não querem passar tempo com aqueles que parecem doentes, enquanto que alguém que tem uma aparência enérgica e está em forma acaba por despertar um maior interesse.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas