Os cientistas descobriram recentemente mais de 200 mil espécies de micro-organismos, bactérias e fungos que vivem no ar, no pó e até na água da torneira, de acordo com informações disponibilizadas pela BBC.
O chuveiro, por exemplo, esconde no seu interior um 'mar' de bactérias. A prova está na gosma que fica dentro da cabeça do chuveiro. Triliões de micro-organismos trabalham em conjunto para excretar um 'biofilme', que os ajuda a sobreviver à pressão exercida pela água. Todavia, ainda assim alguns acabam por sair juntamente com a água que cai sob os nossos corpos.
Um desses micróbios pode causar infeções pulmonares em quem tem o sistema imunitário fraco. Surpreendentemente é um tipo de microbactéria que prospera em sistemas que usam água tratada.
Dos milhares de micro-organismos que proliferam em nossa casa, estima-se que apenas 100 nos possam realmente deixar doentes, enquanto alguns podem até ser benéficos.
Ao mesmo tempo, uma outra bactéria também presente no chuveiro pode ajudar na produção da serotonina, a hormona da felicidade, que pode ajudar a reduzir o stress.
Há também os micro-organismos de vespas mortas que têm sido usadas para produzir cerveja.
Resumindo, as 'selvas' que são os nossos lares podem ter efeitos surpreendentes nas nossas vidas.