Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Será que sabe mesmo lavar os dentes corretamente? Os 9 erros mais comuns

‘Como assim, não sei lavar os dentes?’, a verdade é que para a maioria dos indivíduos trata-se de uma ação quase inata e que remete logo aos primeiros anos de vida. Ainda assim, talvez esteja a cometer vários erros dos quais nem sequer suspeita...

Será que sabe mesmo lavar os dentes corretamente? Os 9 erros mais comuns
Notícias ao Minuto

08:15 - 01/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Lavar os dentes

Desde não escovar os dentes por tempo suficiente ou esquecer-se da língua – eis os nove erros que pode estar a cometer quando se trata de manter uma ótima higiene bucal.

Sorria, sem medo!

1. A sua escova não tem cerdas macias 

Quando adquiriu a sua escova de dentas na embalagem estava escrito ‘macio’ ou ‘extra macio’? Se a resposta é não, então comprou a escova errada. Cerdas duras podem enfraquecer o esmalte dos dentes. Outro detalhe importante está na cabeça, que deve ser pequena o suficiente para alcançar facilmente todos os dentes.

2. Escovar e segurar a escova com muita força 

Escovar os dentes como se estivesse a encerar o chão não é uma boa ideia. Além de causar danos no esmalte, a força exagerada pode ferir as gengivas e levar até à recessão gengival

3. O ângulo está errado 

Acredite. O ângulo com que apoia a escova sobre a superfície dos dentes pode fazer toda a diferença. O ideal? Segurar a escova com uma inclinação de 45 graus em relação ao dente. Em seguida, escove um dente de cada vez fazendo sempre movimentos circulares na parte externa e interna dos dentes.

4. Não prestar atenção ao que está a fazer 

Quando está a lavar os dentes foque-se apenas nessa ação. Ao invés de verificar o Instagram ou caminhar pela casa, preste atenção e tenha a certeza que escova todos os dentes (e de forma correta!), principalmente os que ficam no fundo da boca.

5. O tempo de escovação não é suficiente 

Uma boa escovação não acontece em menos de dois minutos.  Este tempo consegue garantir uma ótima higienização bucal. Olhe para o relógio.

6. Esquecer-se da língua 

A língua é uma das grandes causas do mau hálito por causa de todos os micróbios e restos de comida que ficam presos nesse ógão. Estudos mostram que apenas escovar a língua pode reduzir o mau hálito em até 70%.

7. Não lavar os dentes antes de ir dormir 

Lembre-se: as bactérias e placas permaneceram tudo todo o dia escondidas entre a dentição provocando danos.

8. Não usar fio dental  

Mais importante até que escovar os dentes, passar o fio dental é essencial. O esconderijo preferido das bactérias são os espaços entre os dentes, e é justamente esse o local onde as cerdas da escova não alcançam.

9. Limpe a escova de dentes 

Limpe a escova com frequência e esta durará por mais tempo. A melhor maneira de higienizá-la é lavar bem com água corrente e armazená-la na posição vertical para uma secagem mais rápida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório