Recentemente a quinoa, tornou-se mundialmente popular entre quem deseja consumir uma alimentação equilibrada e saudável ou segue um regime alimentar vegetariano. Isto porque se trata de uma semente pequena, mas repleta de proteínas, fibras e inúmeras vitaminas e minerais, e ainda sem glúten.
A produção de quinoa remonta a plantações anciãs da América do Sul, e desde cedo foi considerada 'a mãe dos cereais'. Na Europa, a introdução de quinoa surgiu recentemente e apesar de cientificamente ainda se especular muito sobre os reais benefícios do grão para a saúde, a verdade é que a maioria dos dietistas, nutricionistas e profissionais de saúde sublinha as suas qualidades para o corpo e mente.
A quinoa é considerada um alimento funcional pelo equilíbrio entre o conteúdo em gordura e proteína. A presença de vitamina E e de ácidos gordos ómega-3 com capacidades antioxidantes exercem benefícios para a saúde.
Adicionalmente, a qualidade proteica é superior à maioria de outros cereais e sementes, pelas quantidades em aminoácidos essenciais, conjuntamente com outros cereais pode ser um bom equivalente da carne. O teor em triptofano ajuda na proteção celular e na função cerebral.
Destaca-se ainda pelo elevado conteúdo em cálcio, ferro e zinco, indicado para crianças ao beneficiar o crescimento e o desenvolvimento. Aconselha-se a introdução de quinoa na dieta como substituto dos cereais com glúten e do leite de origem animal pela ausência de glúten e por possuir quantidades de caseína semelhantes aos laticínios, respectivamente. O conteúdo em caseína promove ainda o desenvolvimento muscular, sendo por isso recomendado após exercícios de força na hipertrofia muscular.
Já sabe o que vai almoçar? Ou o que vai jantar? Seja o que for já sabe - inclua quinoa.