Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Comer ovo antes de ir dormir? Conheça todos os benefícios surpreendentes

Para quem pretende aumentar a massa muscular – ou, até mesmo emagrecer – comer ovo antes de dormir pode ser uma excelente recomendação.

Comer ovo antes de ir dormir? Conheça todos os benefícios surpreendentes
Notícias ao Minuto

07:00 - 04/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ovos

Os ovos são uma opção eficiente, barata e fáceis de preparar para fornecer proteína suficiente ao corpo no dia a dia, de acordo com a publicação online Medical Daily.

Além disso, são bastante versáteis, podendo ser confecionados de inúmeras formas, não parecendo assim que está a comer sempre a mesma coisa...

Em muitas dietas, comer ovo antes de dormir é uma das opções mais eficientes de garantir que o processo de catabolismo não seja iniciado enquanto dorme. Tal é especialmente importante para aquelas pessoas que querem manter ou desenvolver a massa muscular, mas sem correr o risco de engordar.

É importante lembrar que tão relevante quanto o consumo de proteína, para a manutenção do ciclo anabólico durante a noite, é a presença hidratos de carbono complexos (grãos integrais e de digestão lenta). Como tal, recomenda-se associar o consumo do ovo antes de dormir a alguma fonte de carboidrato complexo.

Entenda quais são os benefícios do consumo de ovo antes de ir para a cama:

Estímulo do ciclo anabólico

O anabolismo é o ciclo metabólico no qual as fibras musculares são construídas através do consumo de nutrientes que estão disponíveis no corpo. Neste período, há dois tipos de nutrientes que são absolutamente essenciais para o ciclo metabólico: proteínas e hidratos de carbono.

Sem eles, o organismo passa a consumir os nutrientes disponíveis nos próprios tecidos – inclusive na musculatura. Isso significa que o seu esforço durante o dia enquanto pratica exercícios de força e musculação não terá resultados, pois as próprias fibras serão utilizadas no anabolismo.

Com a presença das proteínas do ovo, o corpo é capaz de desenvolver mais volume de massa magra sem sacrificar aquilo que já obteve através de seu esforço.

Aumento da sensação da saciedade

O ovo é um alimento especialmente conhecido por saciar o organismo, afastando assim a sensação de fome por mais tempo, ou seja trata-se de um aliado fundamental para quem pretende emagrecer. Comer ovo antes de ir dormir pode assim ajudar a prevenir aqueles ataques de fome noturnos e ‘assaltos’ ao frigorífico...

Qual o momento ideal para o seu consumo?

A ingestão de qualquer alimento é recomendada pelo menos duas horas antes do momento em que pretende ir para a cama.

Apesar de comer e deitar-se de seguida não ser prejudicial para o desenvolvimento da musculatura, é possível que isso gere desconfortos ou azia, reduzindo a qualidade do sono e a capacidade de descanso e recuperação.

Embora pareça algo banal, uma boa recuperação é absolutamente essencial para o desenvolvimento da musculatura, especialmente após um dia de treino intenso. Uma boa noite de sono garante que as fibras sejam corretamente desenvolvidas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório