Em média, é comum sentir vontade de fazer xixi entre quatro a sete vezes durante o dia, com o intervalo de aproximadamente duas horas entre elas, referiu a médica Anna-Lynn Trevor numa entrevista ao canal de televisão norte-americano Fox News.
Os episódios à noite também variam: algumas pessoas não sentem vontade de urinar, enquanto outras têm de interromper o sono uma ou duas vezes para ir ao WC. Mais importante do que contar quantas vezes visita a casa-de-banho, é ficar atento a alterações abruptas na rotina.
Exemplifica Trevor: “Fazia xixi muitas vezes por dia e agora quase não tem vontade de urinar. Isso pode acontecer porque está a beber poucos líquidos ou devido a algum problema no trato urinário”.
"Também deve ter em atenção a como se manifesta a sensação de ter vontade de urinar. O normal é que sinta um desconforto progressivo. Porém, se tem constantemente de interromper as atividades que está a fazer porque, de repente, tem de ir urgentemente ao WC, tal pode ser o que chamamos de urgência miccional, um sintoma de que há algo de errado com sua bexiga", alerta a médica.
E reter o xixi por muito tempo faz mal?
A especialista explica que fazê-lo de quando em quando não apresenta riscos para a saúde. Só não pode tornar-se algo corriqueiro. "Quando seguramos por muito tempo a urina, tal promove a distensão excessiva da bexiga e, na hora da contrair, esta torna-se menos eficiente. Isso pode ainda aumentar o risco de infeção urinária, especialmente em quem já tem predisposição”, conclui.