A cúrcuma também é conhecida pelos nomes de açafrão da terra, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo.
Normalmente, é usada como tempero na culinária, mas a medicina já comprovou diversos benefícios para a saúde através da realização de vários estudos.
Com esta planta é possível produzir um chá natural saudável e com poderes curativos, como a prevenção e combate a vários tipos de doenças, por exemplo.
Chá de cúrcuma emagrece
O chá de cúrcuma ajuda a emagrecer, contudo deve ser usado de forma correta para apresentar esses efeitos adelgaçantes. Ou seja, não adianta beber o chá e ter uma alimentação hipercalórica.
Assim como acontece com o gengibre, a cúrcuma é uma alimento termogénico, pois ajuda a aumentar a temperatura do corpo, estimulando o metabolismo e a queima de calorias.
Sendo assim, consumir o chá feito com essa especiaria ajuda o corpo a gastar mais energia no dia a dia, queimando a gordura acumulada. Adicionalmente, estudos comprovaram que é um alimento capaz de combater a obesidade.
Outros benefícios
Além de ajudar no emagrecimento, o chá de cúrcuma possui outros benefícios para o organismo.
Tal deve-se, sobretudo, à presença de uma substância polifenólica lipofílica de cor laranja-amarelada chamada curcumina, que é adquirida a partir dos rizomas da planta. A curcumina é uma substância com altos poderes medicinais.
Além disso, trata-se uma especiaria rica em compostos ativos que ajudam o corpo a funcionar melhor e previnem problemas de saúde. Eis os principais benefícios do chá de cúrcuma:
- É anti-inflamatório;
- Combate doenças de pele;
- Reduz o colesterol;
- É antioxidante;
- Melhora a circulação;
- Ajuda na recuperação muscular;
- Previne a diabetes.
Este chá pode ser preparado em casa ou adquirido em lojas especializadas, supermercados ou ervanárias.