Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Colesterol perigosamente alto. Quatro consequências que podem ser fatais

O colesterol é um tipo de esterol que compõe as membranas das células. Trata-se de um lipído ou gordura, presente naturalmente no cérebro, sangue, bílis, nervos e fígado, sendo responsável por muitas funções vitais, entre elas a formação das hormonas sexuais. Porém, quando em excesso o colesterol pode ser letal.

Colesterol perigosamente alto. Quatro consequências que podem ser fatais
Notícias ao Minuto

10:00 - 16/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Colesterol alto

Apesar da importância significativa do colesterol para o funcionamento do corpo, o seu excesso no sangue pode levar a uma série de problemas de saúde, com destaque para o aumento do risco das doenças cardiovasculares, como revela a revista norte-americana TIME.

Quais são os sintomas do colesterol alto?

O colesterol alto no sangue dificilmente se manifesta através de sintomas perceptíveis. Ao contrário do que muitos pensam, o nível elevado, por si só não provoca cansaço, falta de ar, palpitações ou dores de cabeça. Esses sintomas aparecem quando se instalam outras doenças como consequência do colesterol alto, como hipertensão arterial ou insuficiência cardíaca, por exemplo.

Por acarretar riscos silenciosos, é importante medir as taxas de colesterol realizando regularmente análises sanguíneas. Fale com o seu médico. 

Quais são as consequências do excesso de colesterol?

Quando está em excesso, o colesterol deposita-se no endotélio — a membrana que cobre as artérias. Com o passar dos anos, essa acumulação forma uma placa gordurosa — chamada de ateroma —, que dificulta ou pode até mesmo impedir a circulação adequada do sangue.

O colesterol alto está diretamente ligado ao risco de desenvolvimento de doenças coronárias, que são a principal causa de morte em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Aterosclerose

Lesão degenerativa dos vasos sanguíneos, provocada pela acumulação de gordura nas artérias.

Hipertensão arterial

Também conhecida como pressão alta, é o aumento do esforço que o coração necessita de fazer para bombear o sangue para o resto do corpo. O entupimento de vasos, veias e artérias, devido à acumulação de gordura, obriga o coração a bombear o sangue com maior pressão, para forçar a sua passagem por esses canais obstruídos.

Enfarte

Popularmente chamado de ataque cardíaco, o enfarte ocorre quando, por algum motivo, o fluxo de sangue que retorna ao coração é bloqueado por determinado espaço de tempo. Essa falta de sangue e, consequentemente, de oxigenação danifica parte do músculo cardíaco (miocárdio), causando a morte das células cardíacas, que não se regeneram após o ataque, podendo, inclusive, levar a pessoa à morte.

Insuficiência cardíaca

É a deficiência que o coração tem em bombear o sangue em quantidade suficiente para o resto do corpo. Pode ser consequência primária do armazenamento de gordura nas artérias, devido ao colesterol alto ou ser uma sequela de um ataque cardíaco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório