Para cima ou para baixo, papel dobrado ou amontoado… todos os métodos são válidos. Todavia, em declarações à revista norte americana GQ o especialista diz “algumas pessoas limpam tão vigorosamente que irritam a área anal”. Tal, por sua vez, pode causar condições dolorosas como hemorroidas ou abcessos anais. Quando isso acontece, Krachman recomenda o uso de toalhitas.
Aliás, atualmente um número crescente de pessoas desistiu do papel higiénico para adotar o uso de lenços húmidos. Contudo, se optar por este tipo de limpeza, certifique-se que o produto é composto por ingredientes que não irritam a derme.
Isso porque muitas marcas populares contêm o conservante metilisotiazolinona (MI). “Trata-se de um ingrediente que pode causar reações alérgicas”, diz o farmacologista Joe Graedon, co-fundador do site de defesa do consumidor The People’s Pharmacy (EUA).
Mas limpar o rabiosque com toalhitas é mais eficaz do que com papel?
Ryan Meegan, um dos co-criadores da marca de lenços norte-americana Dude Wipes, usa esta analogia para explicar: “Se se sujasse de chocolate no braço ou na mão, não usaria apenas um papel seco, certo?”.
“Ao invés usaria um papel húmido ou lenço humedecido para ter certeza de que absorve toda a substância". Então, a resposta é sim!
Leia Também: Segredo sujo. Eis os 3 grandes 'vilões' escondidos na sua casa de banho