Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Gosta de andar de bicicleta? Dez conselhos para uma viagem segura

Pedale e desfrute, mas sempre com segurança.

Gosta de andar de bicicleta? Dez conselhos para uma viagem segura
Notícias ao Minuto

18:00 - 20/08/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Andar de bicicleta

A pensar nos amantes dos passeios de bicicleta e em todos aqueles que usam a bicicleta com meio de transporte, a Zurich criou o Zurich Ciclista, uma solução para os ciclistas amadores, que os protege em caso de acidente, garantindo eventuais danos causados a terceiros. 

Quer seja sozinho ou em família desfrute da velocidade com prazer e segurança.

10 Conselhos para uma viagem segura

1. Opte por circular em ciclovias uma vez que separam os ciclistas do trânsito dos demais veículos. Estradas com muito trânsito apresentam sempre mais riscos a quem se desloca de bicicleta.

2. Os ciclistas não podem andar em contramão, nos passeios ou ignorar os semáforos. Sempre que mudam de sentido, devem assinalar.

3. Por questões de segurança deve usar capacete, luvas, protetor para joelhos e cotovelos e luzes. Uma luz branca à frente e uma vermelha atrás permite que se torne visível aos restantes veículos.

4. Não circule demasiado junto à berma, especialmente em ruas com estacionamento. Uma distância de pelo menos um metro dos carros parados é o indicado para evitar embater numa porta.

5. O uso de auriculares durante a marcha é proibido uma vez que prejudica a condução. A exceção aplica-se a aparelhos com um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique o manuseamento continuado.

6. Em curvas ou rotundas ocupe a faixa e não se encoste muito à berma, minimizando assim o risco de um veículo se aproximar demasiado da bicicleta.

7. Mantenha-se alerta quando o trânsito está parado. Tenha muita atenção ao ultrapassar outros veículos devido ao risco de uma motorizada ou de um peão aparecer por detrás de um carro, quando tenta 'furar' o trânsito.

8. Mantenha a segurança da sua bicicleta. Verifique os pneus, o estado dos travões, das luzes e do guiador.

9. Para evitar furtos, recomenda-se o uso de um cadeado resistente a serras de corte e corta parafusos. A bicicleta deve ficar sempre presa a um objeto fixo e resistente. Tenha também por perto o registo do número de série da bicicleta, que costuma estar localizado no quadro, abaixo dos pedais.

10. Sempre que circula na via pública deve ter consigo o cartão de identificação.

O seguro apenas é obrigatório para veículos e bicicletas a motor. No entanto, e como os imprevistos acontecem, o Zurich Ciclista foi desenvolvido a pensar nas necessidades dos utilizadores de velocípedes, tendo por base uma cobertura de Responsabilidade Civil e coberturas facultativas de Acidentes Pessoais e Assistência a pessoas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório