O estudo, publicado no periódico científico Journal of the American College of Nutrition, testou se uma porção de batatas ou um prato de massa saciaria mais um grupo de indivíduos. Durante cinco dias, os participantes comeram um pequeno-almoço normal, e depois um almoço à base de hidratos de carbono e um jantar de massa. Todas as refeições foram iguais, exceto o almoço. Em dias alternados, os participantes recebiam almôndegas e molho de tomate e um prato que continha metade salada e metade batatas fritas, assadas, rústicas ou em forma de puré, ou massa. Cada uma das combinações continha a mesma quantidade de calorias.
No período entre o almoço e o jantar, os investigadores pediram aos voluntários para classificarem o quão satisfeitos se sentiam por meio de uma escala padrão. Surpreendentemente, os participantes reportaram uma maior satisfação após comerem as batatas fritas, comparativamente a qualquer outra refeição baseada em hidratos de carbono (outras receitas com batata ficaram numa escala semelhante à da massa). No geral, os participantes reportaram a diminuição do desejo de comer novamente e sentiram-se mais cheios após ingerirem aquele alimento frito.
Em teoria, tal deveria significar que encher-se de batatas fritas vai fazer com que posteriormente coma menos, mas os investigadores na verdade não encontraram esse efeito no estudo – os participantes consumiram a mesma quantidade de calorias no jantar, independentemente do almoço ingerido. De acordo com os académicos, isso pode ter ocorrido por que o jantar foi servido num laboratório controlado – ou seja, no mundo real pode ter uma menor probabilidade de se sentar para comer novamente.
Considere o seu amor pelas batatas fritas renovado.