Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Seis momentos em que jamais deve beber água

Sim, beber água faz bem. Mas, por vezes não faz assim tão 'bem'.

Seis momentos em que jamais deve beber água
Notícias ao Minuto

08:00 - 11/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Beber água

Todos sabemos – ou deviríamos saber – a importância de beber água regularmente, entre dois a três litros por dia. Porém, até mesmo o excesso de água pode fazer mal, sendo que em algumas situações é preferível abster-se. 

1. Exatamente antes de ir dormir

Se tiver que tomar um comprimido então beba, mas pouca. O consumo excessivo de água nesse momento pode atrapalhar o sono, fazendo com que acorde para ir à casa-de-banho várias vezes, mas, mais grave, é o facto de que em estado de repouso os nossos órgãos funcionam mais lentamente, inclusive os rins. Por isso, se exagerar na ingestão é normal que acorde com um inchaço mais aparente no rosto e nos membros. 

2. Durante um treino intenso

Quando a prática de exercício é intensa, o corpo acaba por libertar muita água na forma de suor, e a temperatura corporal torna-se mais elevada. Naturalmente, irá tender a ingerir muita água para tentar controlar a situação. Contudo, esse gesto pode afetar os eletrólitos, provocando tonturas, náuseas e dores de cabeça. Sem contar que líquido em demasia no organismo sobrecarrega o coração, que já está a trabalhar arduamente. Por isso, o ideal é repor o líquido depois de terminar o treino e de estar descansado.

3. Caso a sua urina esteja transparente

Quando o xixi tem uma coloração muito clara tal pode significar que está a beber água em excesso. Assim, pode estar consequentemente a expelir mais sódio do que o ideal, algo que pode nos casos mais extremos levar a um ataque cardíaco. 

4. Quando ingere pimenta

A pimentas contém o componente capsaicina, responsável pelo ardor que provoca. Para combater essa ardência, é ideal ingerir líquidos como o leite, que neutralizam os efeitos da capsaicina. Beber água só vai ajudar a espalhar ainda mais a substância na boca e no esófago.

5. Durante as refeições

A saliva contém substâncias essenciais para o começo da digestão. Pode ainda ajudar a combater substâncias nocivas que se acumulam nos dentes, por exemplo. Ao beber água às refeições, acaba por diluir a saliva e por sua vez dificultar o processo digestivo. 

6. Se for água do mar

Claro que ninguém decide espontaneamente beber água do mar, mas acidentes acontecem, certo? Cuspa o máximo possível se lhe entrar água salgada na boca, já que o mar contém inúmeros micro-organismos que podem ser prejudiciais para a saúde. De certeza que não quer contrair um rotavírus nas férias ou no fim-de-semana.

Sem esquecer que o sal da água do mar causa desidratação!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório