Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Estudo europeu revela o impacto positivo da televisão na sociedade atual

Estima-se que 60% os europeus foram levados a mudar positivamente o seu comportamento por algo que viram na televisão.

Estudo europeu revela o impacto positivo da televisão na sociedade atual
Notícias ao Minuto

19:00 - 11/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Benefícios da televisão

A inovação quer na tecnologia como na programação televisiva está a potenciar uma mudança positiva pessoal e cultural entre os consumidores europeus, segundo dados de um estudo apresentado pela Samsung na IFA 2019.

Este estudo realizado no âmbito do 50º aniversário da empresa, revela que a evolução da televisão, quer em termos dos avanços tecnológicos como o 8K, como ao nível da diversidade de conteúdos de elevada qualidade disponível hoje em dia, tem um impacto tangível em vários aspetos da vida dos consumidores.

57% dos europeus inquiridos admitem que já viram um programa de TV que mudou ativamente a sua opinião sobre questões sociais, incluindo alterações climáticas, pobreza, igualdade económica e discriminação. Como exemplo, o documentário Blue Planet da BBC motivou 83% dos inquiridos a tomar medidas, como reduzir a utilização de plástico.

A preferência por conteúdo sobre questões atuais é notavelmente elevada, com 2/3 dos europeus a expressar interesse por programas de TV relacionados com temas da atualidade. O interesse em programas informativos no geral está a crescer entre os consumidores, com 56% a citar os documentários enquanto o tipo de conteúdo onde se vêm mais melhorias. Adicionalmente, numa altura em que as ‘fake news’ se tornaram uma tendência mainstream, o valor das notícias de televisão mantém a sua importância, com quase três quartos (74%) dos inquiridos classificando a TV como uma das fontes noticiosas mais fiáveis.

As audiências estão a evoluir juntamente com aquilo que vêm na televisão. O estudo mostra que 73% dos europeus afirma que a televisão contribuiu para melhorar as suas competências pessoais – seja aprender um novo idioma, praticar um novo desporto, ou fazer voluntariado. Ao mesmo tempo, um quarto dos inquiridos diz querer viajar para novos destinos que viram na TV e que nunca tinham considerado anteriormente e 38% diz que foram encorajados a experimentar novas receitas de outras culturas. Este número aumenta para 41% entre os utilizadores de Smart TVs, o que sugere que as televisões inteligentes e com internet melhoram a experiência de visualização.

Além de encorajar os espetadores a testarem os seus limites e experimentarem coisas novas, a televisão é também uma influência importante quando falamos em momentos de descontração. Um quarto dos consumidores acredita que ver televisão contribui para o seu bem-estar mental geral, enquanto um terço admite que é a sua principal forma de relaxamento.

Esta pesquisa também indica que a televisão ainda é inerentemente uma experiência social, com metade dos inquiridos a considerar o tempo gasto a ver televisão em família como tempo de qualidade. Na verdade, mais de um quarto dos europeus (34%) acredita que a TV criou algumas das mais fortes memórias partilhadas, em particular momentos desportivos e informativos importantes, amplificando ainda mais a perceção da televisão como uma plataforma de partilha de experiências positivas.

Atualmente a televisão continua a informar, inspirar e enriquecer os espetadores: a nossa mais recente pesquisa comprova o efeito duradouro e o impacto que a TV tem nas audiências, e nós continuamos comprometidos em criar inovações centradas no consumidor que reinventem o papel que a TV tem nas nossas casas”, diz Nathan Sheffield, Head of TV and AV na Samsung Europa. “Estamos a oferecer estas inovações através de produtos como a revolucionária gama QLED 8K, que apresenta qualidade de imagem imersiva, design elegante e características inteligentes, dando-nos as bases para criar novas experiências de visualização personalizadas. A combinação de ecrãs maiores e melhores, com conteúdo mais inteligente e variado, dá à televisão o poder de influenciar os consumidores sobre os mais diversos temas”.

Outros resultados importantes do estudo, revelam:

Aumento da representatividade na televisão

44% dos europeus sente que a representatividade racial e ética na TV melhorou drasticamente nos últimos cinco anos.

A TV amplia os nossos horizontes culturais

À medida que vemos mais canais e conteúdos internacionais, mais de 40% dos europeus diz que ver TV ajuda a expandir os seus horizontes.

A TV contribui para momentos de socialização

Um quarto dos europeus socializa em torno da televisão pelo menos uma vez por mês.

QLED é o futuro da visualização

80% dos consumidores que possuem QLED concordam que esta tecnologia de televisão melhora a sua experiência de visualização.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório