Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Alterações nas unhas podem indicar problemas graves de saúde

A dermatologista Paola Pomerantzeff explica como doenças que vão desde falta de vitaminas até diabetes se manifestam na forma, textura, aparência e coloração das unhas.

Alterações nas unhas podem indicar problemas graves de saúde
Notícias ao Minuto

20:00 - 11/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde das unhas

Unhas pintadas nas mais diferentes cores e padrões têm se tornado tendência nas redes sociais, criando até mesmo um novo tipo de arte: a 'nail art'. Porém, ao contrário do que muitos pensam, a função das unhas vai muito além da estética, pois, além de protegerem as pontas dos dedos, as unhas também servem como sinalizadores de como anda a sua saúde, indicando quando algo não está a funcionar corretamente no organismo.

“Mudanças na coloração, formato e textura das unhas podem ser sinal de que não a alimentar-se como deveria ou que está a sofrer de doenças mais sérias. Por isso, é sempre importante ficar atento a essa estrutura queratinosa na ponta dos dedos, que deve permanecer forte, transparente e lisa”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Geralmente, quebra e manchas brancas são as alterações mais comuns nas unhas e podem ser indícios de alergias provenientes do uso de vernizes, detergentes e sabonetes ou carência nutricional, principalmente de elementos como ferro, ácido fólico e vitamina B12 ou ainda alterações da tiroide. Mas, de acordo com a especialista, problemas mais sérios também interferem na aparência das unhas, como é o caso das doenças cardíacas ou que afetam de alguma forma a circulação, como asma e bronquite, que tornam as unhas arroxeadas, largas e curvadas para baixo. “Já doenças pulmonares e artrite reumatoide tendem a tornar as unhas amareladas, grossas e com dificuldade de crescer, enquanto unhas com estrias brancas podem indicar patologias renais”, afirma.

As unhas também podem sinalizar doenças de pele, como psoríase, quando se tornam rugosas, fracas e apresentam depressões puntiformes. Em caso de infecção bacteriana ou fúngica grave, as unhas também sofrem alterações, descolando-se, ficando inchadas e adquirindo uma coloração preto esverdeada. “Formação de manchas sob as unhas também é um sinal de alerta, pois essas alterações, apesar de na maioria das vezes estarem relacionadas a micoses ou traumatismo na região, podem ser indícios de melanoma, o tipo mais grave de cancro da pele”, alerta a dermatologista.

Se notar algumas destas alterações nas suas unhas, não hesite em consultar um médico que poderá diagnosticar o que se passa. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório