Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Componentes tóxicos de detergentes da roupa podem ser prejudiciais

Produtos usados para lavar a roupa e tirar manchas de tecidos podem conter ingredientes tóxicos causadores de alergias e irritações na pele.

Componentes tóxicos de detergentes da roupa podem ser prejudiciais
Notícias ao Minuto

20:00 - 16/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Detergente para a roupa

O detergente é um item imprescindível no dia-a-dia dos portugueses. Porém, o que poucos sabem é que esse produto contém diversos componentes químicos agressivos que podem provocar uma série de complicações para a saúde da pele. “Os detergentes lavar a  roupa são compostos por químicos tóxicos, conservantes, fragrâncias e pigmentos artificiais que podem desencadear uma série de reações adversas na pele, como dermatites de contato, principalmente em pessoas que já possuem um histórico de eczema e outras alergias de pele”, explica a dermatologistaPaola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E o uso excessivo do produto pode torná-lo ainda mais prejudicial, pois quando usado em grandes quantidades o detergente podem ficar impregnado entre as fibras do tecido e entrar em contacto direto com a pele. “Geralmente, a irritação causada pelo uso de detergentes lava-roupa surge na pele em forma de erupções parecidas com eczemas, ou seja, tendem a tornar a pele seca, vermelha e descamativa”, ressalta a dermatologista.

Mas, afinal, como saber se o detergente é realmente o culpado pelo problema?

De acordo com a médica, a primeira coisa que deve fazer é analisar certos produtos e situações que podem causar alergias, como vernizes de unhas, se foi picado por algum inseto ou os cremes que usa. Preste atenção principalmente a hábitos que não façam normalmente parte da sua rotina habitual, como um cosmético novo que tenha comprado recentemente. “Caso nenhuma das possibilidades anteriores seja a causa do problema, deve analisar o local da alergia. Se a alergia for, por exemplo, no rosto, o detergente pode ser o culpado caso durma de lado e tenha trocado os lençóis recentemente. O mesmo vale para as roupas caso a dermatite tenha surgido nos braços ou tronco, por exemplo”, alerta.

Outro motivo que pode indicar que o produto é o culpado pela irritação é se tiver trocado de marca recentemente. Porém, é importante ressaltar que pode desenvolver alergia a um certo ingrediente a qualquer momento, mesmo se já utiliza o mesmo produto há anos. Dessa forma, para determinar de modo definitivo qual a causa do problema, o ideal é consultar um dermatologista ou alergista, já que apenas o especialista poderá realizar exames clínicos para chegar a um diagnóstico e iniciar algum tipo de tratamento. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório