Segundo a tabela de composição dos alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, o pastel de nata tem 298 kcal/ 100g, o que faz deste bolo um dos com menor densidade energética, quando comparado, por exemplo, com o queque (407 kcal/ 100 g) ou o bolo de arroz (404 kcal/ 100 g). No entanto, como ressalta a nutricionista (no seu blogue A Nitricionista) o bolo industrial com menos calorias é a tarte de maça, que fornece 196 kcal/ 100 g.
Ainda que a profissional ressalte que, em todo o caso, que qualquer uma destas alternativas é uma bomba calórica, tendo por exemplo em consideração que uma refeição equilibrada com sopa, prato e fruta pode ficar pelas 400 a 500 calorias.
O grande 'vilão' da pastelaria
A má da fita é a tão popular e deliciosa Bola de Berlim, que conta com 662 calorias por unidade. A receita leva farinha de trigo, fermento de padeiro, açúcar, leite, manteiga, raspa de limão ou laranja (em alguns casos), ovos e uma pitada de sal.
De seguida, a massa é frita em óleo e é polvilhada com mais açúcar. Isto tudo faz com que a Bola de Berlim leve a medalha ouro para o pior bolo de pastelaria. Tem 11,6 de gordura saturada — um tipo de gordura associada a problemas de obesidade, colesterol e cancro —, 72,5 gramas de hidratos de carbono, 8,1 gramas de açúcar e 35,6 gramas de gordura.
Já sabe, de quando em quando diga sim a um doce - mas, com moderação!