Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sabe como congelar alimentos? Talvez não. Siga este guia

Congelar alimentos é um hábito extremamente prático que ajuda a preservar os seus nutrientes e ingredientes naturais por mais tempo.

Sabe como congelar alimentos? Talvez não. Siga este guia
Notícias ao Minuto

14:30 - 18/09/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Congelar alimentos

"Trata-se de um método seguro e que permite conservar os alimentos ou comida já feita por mais tempo, enquanto preserva também grande parte das suas propriedades organolépticas (cor, textura, sabor) e dificulta ações desfavoráveis de microrganismos e enzimas", explica a nutricionista Orion Carneiro, em declarações à revista VEJA.

“E se feito de maneira adequada os alimentos congelados perdem poucos nutrientes, comparativamente aos que não passam por esse processo”, completa a nutricionista Cintya Bassi. “A perda pode ser eliminada ou minimizada, evitando, por exemplo, o contacto do alimento com o oxigénio (como quando são usados recipientes muito grandes para a porção) e a formação de cristais de gelo, que, no descongelamento, podem facilitar a perda de nutrientes”, refere.

Siga este guia simples para congelar a comida e mantê-la fresca:

1. Escolha alimentos ‘bons’

O instinto ao ver que o alimento está a começar a deteriorar-se é colocá-lo de imediato no congelador para o preservar. Mas a qualidade tende a diminuir quando é congelado, então escolha itens sem imperfeições e que estejam no pico de maturação.

2. Limpe o alimento

O alimento necessita de estar limpo. Frutas e legumes devem antes ser branqueados (técnica que coloca o alimento em água a ferver e, rapidamente, em água gelada) para preservar as suas cores naturais. Também é indicado retirar os caroços e as sementes.

3. Escolha o melhor recipiente

Sacos de plástico reutilizáveis indicados para congelar alimentos são a melhor aposta, pois são mais resistentes e menos propensos a rasgar ou verter (o que pode inclusiveestragar o congelador). Se as suas únicas opções forem embalagens plásticas ou não específicas para congelar, coloque dois ou mais sacos para uma proteção extra. “Evite utilizar papel alumínio – este pode aumentar a secura e pegar-se ao alimento”, diz Cintya.

4. Sele o alimento

Oxigénio é o inimigo. Considere usar um selador a vácuo, que bloqueia praticamente todo o ar, aumentando dessa forma a vida útil do alimento por um ano ou mais. Ou coloque um canudo para sugar o ar antes de fechar.

5. Identifique

Escreva o que são e date os conteúdos de cada item. Saber quando congelou um alimento levá-lo-á a consumir primeiro o que está mais ‘velho’. Se os alimentos estiverem repletos de cristais de gelo ou sem cheiro, deite fora.

6. Retirar do congelador

Essa etapa pode ser feita de forma direta, transferindo o alimento do congelador para o lume do fogão ou micro-ondas. Pode, ainda, colocá-lo no frigorífico 24 horas antes de o cozinhar. Se descongelou e não consumiu tudo, Orion alerta para não recongelar o alimento - de modo a evitar a contaminação por microorganismos e bactérias. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório